Domingo tem café colonial na Catedral da Sé

Dentro de sua programação mensal, a Matriz de São Paulo realiza no dia 16 um brunch assinado por Elzinha Nunes, chef que comanda o Restaurante Dona Lucinha e que agora traz para o coração da capital paulista quitutes tipicamente mineiros.

 

Por Fabíola Musarrra

 

Catedral Metropolina da Sé - Foto Rodrigo SoldonA Catedral Metropolitana da Sé, um dos símbolos de São Paulo. Foto: Rodrigo Soldon

 

Um dos mais queridos postais da cidade de São Paulo, a icônica Catedral da Sé, no centro da capital paulista, vai promover no próximo dia 16 o Café Colonial Dona Lucinha. Assinado pela chef Elzinha Nunes, proprietária do restaurante Dona Lucinha, o evento faz parte da programação do Brunch na Catedral, iniciativa que ocorre mensalmente na igreja para angariar fundos para a preservação e revitalização da Matriz paulistana – todo o lucro da ação é revertido para a Associação Amigos da Catedral Metropolitana de São Paulo.

 

Catedral Metropolitana da Sé de São Paulo - Foto Wikimédia.JPG

 

Cada edição conta com um cardápio preparado por um chef convidado. Nesta edição comandada pela filha de Dona Lucinha, o menu será tipicamente mineiro, com quitutes como o Quebra-Quebra, um delicado biscoitinho feito com araruta, e a Rosca da Rainha, uma espécie de pão doce mineiro. Bolinho de Chuva, Bolo de Milho, Queijos da Roça, Rocambole de Feijão Tropeiro, Lascas de Polvilho e Pão de Queijo completam o cardápio.

 

Pão de queijo - Foto WikimediaO mineiríssimo pão de queijo faz parte do cardápio do café colonial. Foto: Wikimédia

 

Além de aproveitar a experiência gastronômica, quem for ao evento também poderá conhecer como um pouco sobre um dos mais emblemáticos símbolos da cidade de São Paulo, percorrendo em uma visita guiada a nave da Catedral da Sé, a cripta, a cúpula e as torres dos sinos, que normalmente não fazem parte do roteiro de visitas.

 

Cripta da Catedral da Sé - Foto WikipédiaQuem desejar poderá  fazer uma visita guiada pelo interior da igreja, conhecendo lugares  que  não são disponibilizados nos tradicionais roteiros de visitação. Foto: Wikipédia 

 

SERVIÇO
Brunch na Catedral – Café Colonial Dona Lucinha, dia , 1º andar da Catedral da Sé, Praça da Sé, centro, São Paulo (SP). Preço por pessoa: R$ 200. Os ingressos podem ser adquiridos pelo telefone (11) 95456–7632 (diretamente na Catedral) ou pelo site www.aloingressos.com.br

 

Sobre Elzinha Nunes

Filha de Dona Lucinha, a maior representante da cozinha mineira no Brasil, Elzinha Nunes seguiu os passos da mãe. Nascida em Serro, município de Minas Gerais, a chef cresceu aguçando os sentidos e aprendendo os afazeres da cozinha. Apaixonada pelas receitas tradicionais, muitas delas lembranças de sua infância, Elzinha trilhou sua carreira profissional na cozinha.

 

A chef Elzinha Nunes. Foto Prefeitura de Passos - Minas GeraisA chef Elzinha Nunes. Foto: Prefeitura de Passos – Minas Gerais

 

A fim de mesclar sua história com uma formação superior, a mineira estudou na França e na Itália, e hoje ministra cursos e palestras, além de comandar o programa Condimentos, no canal Chef TV. Elzinha também lidera sua marca de quitandas mineiras e realiza consultorias no Brasil e no Exterior.

Há quase 25 anos, a chef decidiu levar a tradição de sua família para São Paulo em três endereços: uma sede do Dona Lucinha e duas do Aneto, onde recebe os frequentadores com a simpática e calorosa hospitalidade mineira. Elzinha Nunes, a exemplo de dona Lucinha, Assim como a mãe, acredita que o amor é primeiro ingrediente que deve ser colocado na panela.

Também como a mãe, a chef vem se destacando no cenário gastronômico brasileiro e hoje é a única mulher brasileira membro da Academia Culinária de Las Americas (Acla), entidade internacional que promove a valorização dos modos tradicionais da gastronomia.  Ela é ainda membro da Associação de Restauradores Gastronômicos das Américas (Aregala).  Atualmente se dedica a pesquisar as “Comidas de Velórios” do Vale do Jequitinhonha e os sabores das Serestas e Boleratas.

~ por Fabíola Musarra em Setembro 14, 2018.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: