Caldeirão do mundo

Em tempos de isolamento e distanciamento social, empresas de todo o planeta dão receitas ensinando como criar uma horta dentro de casa, como preparar saborosos pratos e driques e até mesmo como hidratar a pele. Confira:

 

SBM_MC-vegetable-garden-0002 © MONTE-CARLO Société des Bains de MerFoto: © MONTE-CARLO Société des Bains de Mer

 

A horticultura pode ser uma atividade interessante tanto para o desenvolvimento pessoal, quanto para ser praticada em família ensinando as crianças a descobrir o mundo das plantas. Para a Terre de Monaco (www.terredemonaco.com) que desenvolve hortas orgânicas em todo o Principado de Mônaco, a horticultura não é restrita a quem tem um terreno grande, já que muitos objetos do cotidiano podem ser usados ​​para semear plantas. Confira as dicas da empresa monegasca e aprenda como plantar e manter uma horta orgânica em sua casa:

 

Foto: © MONTE-CARLO Société des Bains de Mer

 

Primeiro, você vai precisar de um pouco de terra, o único elemento essencial que não pode ser substituído. Em casa existem alguns itens que você pode usar como recipiente, como as caixas de suco com as tampas cortadas, os potes de geleia e de iogurte vazios, as caixas de ovos e até mesmo os rolos de papel higiênico. Para utilizá-los, dobre os rolos ao meio longitudinalmente e corte pequenos entalhes de 1 cm ao redor da borda, dobrando-os para criar um fundo fechado. Estão prontos para serem semeados. A dica é pedir a ajuda dos filhos para decorá-los e envolver toda a família na atividade.

 

Foto: © MONTE-CARLO Société des Bains de Mer

 

O próximo passo é optar pelo que deseja plantar. Em tempos em que não é possível comprar sementes, confira os armários da cozinha e descobra algumas opções. Os grãos-de-bico secos, os feijões, as cebolas pequenas (com as raízes na terra) e os dentes de alho são algumas delas. Quanto às sementes de frutas e legumes comprados no mercado, teoricamente, é possível cultivá-las.

Foto: © MONTE-CARLO Société des Bains de Mer

 

As sementes de abóboras, tomates e outros vegetais podem ser cultivadas, mas não espere que produzam um produto com a mesma qualidade. Os vegetais, por exemplo, podem apresentar uma variação significativa ou ainda uma baixa taxa de germinação. Por isso, é importante verificar a procedência das sementes e evitar o replantio daquelas que não foram destinadas para esse fim.

Também as plantas e ervas têm diversas utilidades. Além de seu uso culinário, o manjericão é perfeito para fazer um chá que reduz o estresse e a enxaqueca. A salsinha é outra erva que pode ser usada para preparar um chá para aliviar problemas digestivos. E é ainda um ótimo antioxidante. Já as calêndulas são flores comestíveis que dão cor ao jardim e ajudam a deter muitas pragas, principalmente as que atacam tomates.

 

Tratamentos e massagens – Enquanto ainda não é possível viajar, que tal testar em casa e com a família alguns tratamentos à base de ingredientes naturais que são oferecidos nos SPAs de dois hotéis da rede Constance Hotels nas Ilhas Seychelles, no Oceano Índico?  Presentes em óleos e esfoliantes, esses ingredientes sugeridos pelo o Constance Ephélia, em Mahé, e pelo Constance Lémuria, em Praslin, podem ser usados de diferentes maneiras, desde receitas culinárias e de beleza até em tratamentos que promovem o bem-estar, aliviando dores e eliminando o estresse. Conheça alguns deles:

 

Praia em Praslin, Ilhas Seychelles. Foto: Svein-Magne Tunli/Wikimedia

 

Coco – Essa semente tropical tem muitos benefícios. Seu óleo é utilizado na cozinha, mas também pode ser usado para remover a maquiagem, além de ser um excelente hidratante. E nada mais legal do que aprender como restituir a umidade da pele, especialmente em climas mais quentes onde ela tende a secar mais rapidamente, como é o Brasil.

Bastante popular entre os massoterapeutas, o óleo de coco é ainda um excelente antibacteriano e antifúngico. Quando quente, ajuda a aliviar a tensão muscular e a induzir um relaxamento completo. Sua aplicação pode ser feita diretamente sobre a pele. O óleo de coco – em pó e pedrinhas – também pode ser levado na bolsa e na mala para ser utilizado em uma massagem.

 

A moringa é recomendada pela ONU, Unicef e Organização Mundial da Saúde  (OMS) pelas suas propriedades nutritivas, para o combate à desnutrição. Foto: Ton Wellin/Pixabay

 

Moringa – Não aquela feita de argila, mas sim a que é derivada das folhas de uma das plantas mais ricas em nutrientes do planeta e traz diversos benefícios à saúde, ajudando a diminuir a fadiga, a melhorar a pele e a impulsionar o sistema imunológico. Delicie-se com um tratamento que começa com um ritual para os pés, usando uma esfoliação feita de coco e pó de moringa. Depois relaxe em uma longa massagem de corpo inteiro, incluindo um cafuné, usando uma fusão de óleo de coco e suco ou pó de moringa.

Capim-limão – Deliciosamente perfumado, o capim-limão pode ser usado como parte de um tratamento de SPA, bem como em receitas culinárias. O óleo de capim-limão orgânico proporciona uma massagem relaxante, que pode ser ainda mais aprimorada com o uso do capim-limão fresco. Para finalizar a experiência, é indicado um chá quente ou frio com infusão de capim-limão e gengibre.

 

Devido às propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antidispéptica, a erva-doce é usada para gastrite, inchaço abdominal, má digestão, gases e dor de cabeça.Foto: Baba Mu/Pixabay

 

Erva-doce – Possuidor de propriedades antioxidantes e antimicrobianas, o óleo essencial de erva-doce beneficia os sistemas respiratório e digestivo, além de melhorar a condição da pele. Para acabar com o estresse e a tensão, use um óleo corporal que combina as melhores propriedades de gerânio, toranja, gengibre e, é claro, da erva-doce. Aplique o produto na pele fazendo movimentos suaves e lentos.

Hero-hero – Procurar inspiração na medicina local tradicional pode te ajudar a descobrir plantas com propriedades fantásticas. A canela, o gengibre, o capim-limão e cravo são algumas delas. Todos podem ser cultivados em hortas caseiras e em jardins e, depois de colhidos, basta cortá-los, deixando-os secar ao sol e misturá-los. Esta combinação é eficaz para relaxar os músculos e melhorar a circulação quando usada com óleos quentes e técnicas de massagem.

Beleza e gastronomia –  Enquanto permanece fechado devido à pandemia, o hotel Le Burgundy Paris, na França, é outro empreendimento que tem postado dicas de beleza e gastronomia em seu perfil de Instagram @leburgundyparis. Entre as opções estão máscaras de tratamento para a pele, como a que ensina como fazer uma máscara para as mãos utilizando apenas mel, suco de limão, azeite e gema de ovo (www.instagram.com/p/B_67no1oOwq/) e o que ensina cuidados ao utilizar máscaras de rosto como aplicar gotas de óleo de Tea Tree para purificar e corrigir pequenas imperfeições (www.instagram.com/p/B_KFdylI8X1/).

 

Símbolo cultural francês, a Tarte Tatin é uma sobremesa cheia de história, de texturas e de sabores. Foi criada em 1880 pelas irmãs Caroline e Stephanie Tatin. Nasceu de um erro na cozinha. Foto:  Hotel Le Baudelaire

 

Para quem pretende se aventurar na alta gastronomia, mesmo estando em casa, o chef Guillaume Goupil, do Restaurant Le Baudelaire, detentor de uma estrela Michelin, explica como fazer o Aipo em Crosta com Sal e Feno (www.instagram.com/p/B_RsruPoUhH/), enquanto o pâtissier Pascal Hainigue, que comanda o disputado Chá da Tarde do Le Burgundy, conta os segredos de como preparar um dos mais famosos clássicos da gastronomia francesa: a sobremesa Tarte Tatin (www.instagram.com/p/B_hOpaTovNS/). Divirta-se!

 

 

~ por Fabíola Musarra, jornalista e socióloga em Maio 20, 2020.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: