Cidades do Litoral Norte de SP estão entre as que mais respeitam isolamento social no Estado

Orla de São Sebastião Foto Paulo MarquesOrla de São Sebastião à noite. Foto: Paulo Marques

 

Em coletiva realizada nesta quinta-feira (dia 16), no Palácio dos Bandeirantes, o governador João Dória Junior anunciou os 20 municípios que melhor aderiram ao distanciamento social. Muito próximas, as cidades de São Sebastião e Ubatuba lideram a lista, representando duas das cidades turísticas mais importantes do Estado de São Paulo e do Brasil.

De acordo com o Simi-SP, Sistema de Monitoramento Inteligente, nos dias 13 e 14 de abril, as campeãs de obediência às determinações de isolamento dentro dos padrões dos órgãos de saúde foram, pela ordem: São Sebastião (66%), Ubatuba (64%), Lorena (62%), Cruzeiro (61%), Caçapava (61%) e Botucatu (60%). A cidade de Caraguatatuba também manteve bom índice de obediência ao distanciamento social, assim como Ilhabela e Bertioga.

Praia da Fome em Ilhabela, Litoral Norte de São Paulo. Foto: Priscila Mayumi de Souza/Wikimedia

 

A central de inteligência analisa os dados de telefonia móvel para indicar tendências de deslocamento e apontar a eficácia das medidas de isolamento social. Com isso, é possível indicar em quais regiões a adesão à quarentena é maior e em quais delas as campanhas de conscientização precisam ser intensificadas, inclusive com apoio das prefeituras. Segundo o governador João Dória, os testes registram 95% de acerto nos resultados.

O Simi-SP é viabilizado por meio de acordo com as operadoras de telefonia Vivo, Claro, Oi e TIM para que o Estado possa consultar informações agregadas sobre o  deslocamento nos 645 municípios paulistas. As informações são aglutinadas sem desrespeitar a privacidade de cada usuário. Os dados de georreferenciamento servem para aprimorar as medidas de isolamento social para o maior combate ao coronavírus.

Conforme os dados analisados, das cinco cidades que compõem o Circuito Litoral Norte de São Paulo,  São Sebastião, Ubatuba, Caraguatatuba estão entre as primeiras, somando-se a Ilhabela e Bertioga que aparecem na lista das 30 mais obedientes.

Praia do Cruzeiro, Iperoig, Ubatuba, São Paulo. Foto: Deyves Martins/Wikimedia

 

Os prefeitos e secretários de turismo das cidades que integram o Consórcio Turístico têm feito a lição de casa. Limpeza diária intensificada das áreas urbanas dos municípios, fiscalização contínua das praias, restrição da circulação de veículos de fora, proibição de aglomeração de pessoas em estabelecimentos comerciais e em empresas prestadoras de serviços e, principalmente, ações de convencimento a população para colaborarem com a quarentena.

Além disso, as cidades já estão trabalhando no preparo para o momento da volta gradual das atividades turísticas, quando os índices dos casos registrados da pandemia.estiveram na curva descendente.

O Circuito Litoral Norte agradece o empenho de toda as áreas atuantes e da população das cidades da região e afirma que, em breve, os dias de sol, ondas, surfe, banhos de cachoeiras e trilhas pela Mata Atlântica poderão voltar a fazer parte do cotidiano das famílias brasileiras.

 

 

~ por Fabíola Musarra, jornalista e socióloga em Abril 18, 2020.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: