Ilhabela cria campanha para que os turistas remarquem viagens

Campanha

Em tempos de coronavírus, algumas entidades se destacam ao tentar levar uma mensagem positiva, mesmo em momentos de crise. O setor de turismo foi um dos mais afetados, uma vez que a orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de ficar em casa. Destinos turísticos tiveram que se fechar para evitar a maior proliferação da doença.

Pensando nisso, foi criada em Ilhabela uma campanha para que os turistas respeitem as orientações de isolamento e não viagem para a ilha neste momento. O mote da campanha é a hashtag “#atedaquiapouco”, recomendando que a cidade do Litoral Norte  do Estado de São Paulo continue nos planos dos turistas, mas que venham somente quando essa fase mais delicada passar.

A campanha segue uma tendência do mercado de turismo que sugere aos turistas que “não cancelem, mas remarquem” suas viagens. Essa  iniciativa tem como meta ajudar os empresários do trade turístico a conseguirem se manter durante a atual crise com reservas futuras. Mais do que remarcar, é preciso conscientizar a todos da importância de permanecerem em casa nesse momento, evitando a propagação da Covid-19.

“Para nós, que há mais de 20 anos divulgamos Ilhabela como destino turístico para brasileiros e estrangeiros, foi muito difícil criar uma campanha como essa, mas entendemos que, nesse momento, foi o melhor a fazer”, comentam os responsáveis pelo portal de turismo Ilhabela.com.br, criador da campanha.

“O público do nosso site são os turistas e pessoas que amam Ilhabela, que sempre voltam pra cá, e a mensagem do vídeo surgiu justamente daí. Queremos continuar mostrando nossas belezas e, quando tudo isso passar, estaremos aqui prontos para recebê-los com todo carinho que merecem. Mas agora, pedimos que todos fiquem em casa, para o bem de todos”, completam.

O vídeo oficial da campanha está disponível no Youtube www.youtube.com/tvilhabela e no link direto youtu.be/1CJ7Y5LmUHE. E também nas redes sociais www.facebook.com/portalilhabela e www.instagram.com/portalilhabela.

Travessia de balsa

A campanha “#atedaquiapouco” busca conscientizar turistas, e até mesmo moradores, a não se locomoverem entre as cidades nesse momento de pandemia. Ilhabela é um município pequeno, com cerca de 40 mil moradores e um único hospital. Por isso, a importância de conter um possível movimento de turistas e veranistas que tentem passar a quarentena na ilha.

Como medida de proteção de sua população e de não propagação da Covid-19, o município restringiu a travessia de balsas somente a serviços essenciais e de emergência. Também implantou um sistema online, estabelecendo que até mesmo moradores precisam solicitar autorização prévia para acessar o município – https://travessia.ilhabela.sp.gov.br.

O sistema entrou em funcionamento no dia 20 de março e, em menos de 24 horas, mais de 1.300 solicitações foram atendidas. A Prefeitura de Ilhabela pede para que moradores fiquem em suas casas evitando sair da cidade, a utilização do sistema deve ser apenas para casos de urgência, nos quais a travessia é inevitável. Ressalta, ainda, aos turistas a importância de ficarem em suas casas neste momento para conter o contágio acelerado do novo coronavírus.

Para obter mais informações sobre as restrições de acesso a Ilhabela. acesse o link https://www.ilhabela.com.br/noticias/balsa-de-ilhabela-fica-restrita-diante-da-pandemia-do-coronavirus.

 

~ por Fabíola Musarra, jornalista e socióloga em Abril 4, 2020.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: