7 atrativos para conhecer na paulista Indaiatuba

Distante dez quilômetros do Aeroporto Internacional de Viracopos, a cidade do Interior do Estado de São Paulo faz parte do Polo Turístico do Circuito das Frutas. Agora, também integra o Mapa do Turismo Brasileiro.

Vista noturna - Fabio Mincarelli MonfrinIndaiatuba surge no topo do índice IFDM como uma das melhores para se viver no Brasil. Feito pelo Sistema Firjan, o estudo analisa a evolução de mais de cinco mil municípios nas áreas da Saúde, Educação e Emprego & Renda. Foto: Fabio Mincarelli Monfrin

 

Considerada um importante polo empresarial do Interior de São Paulo, Indaiatuba, a 110 quilômetros da capital paulista, acaba de entrar no Mapa do Turismo Brasileiro 2019-2021. A incorporação, atribuída à sua participação no Circuito das Frutas, deve atrair cada vez mais visitantes à região.

Vários motivos contribuem para isso: desde a qualidade de vida proporcionada pela cidade (por diversas vezes foi listada entre as melhores do Estado de São Paulo) até a sua proximidade da capital e de outras cidades paulistas como Campinas, Itu e Jundiaí.

Sem esquecer que Indaiatuba possui impecável estrutura de bares e restaurantes, o que atrai centenas de jovens de toda a região à noite. Conta ainda com muitos atrativos para explorar em um fim de semana com a família. A seguir, seguem alguns deles. Confira:

Parque Ecológico

Inaugurado em 1992, o parque tem projeto assinado por Ruy Ohtake e cobre 80% de Indaiatuba. Com bosques, lagos com pedalinho e caprichados jardins, o espaço conta com 15 quilômetros de pista para caminhadas e cooper, além de campo e quadra para a prática de esportes e pista de bicicross.

Escultura no interior do Parque Ecológico de Indaiatuba. Foto: Yuri Fermino

 

Também abriga o Parque da Criança, que tem atrações para os pequenos como escorregadores, cachoeira com balde gigante, tirolesa e playground temático de animais. O parque é o palco dos principais eventos da cidade, como o Carnaval.

Museu Ferroviário

Localizado em um complexo da antiga estação ferroviária, o museu conta com uma exposição permanente da Locomotiva nº 10, fabricada em 1874 nos Estados Unidos. O espaço reúne 400 objetos relacionados ao tema ferroviário, oferecendo uma viagem no tempo aos seus visitantes. A entrada é gratuita.

Casarão Pau Preto

Essa construção, que data ao início do século 19, se destaca principalmente por sua arquitetura, baseada em taipa de pilão. Seu entorno é abraçado por um bosque com mais de cem arvores, inclusive um jatobá centenário.

O Casarão Pau Preto é hoje um museu e uma biblioteca. Foto: Laís Fernandes – SCS/PMI

 

Hoje, o casarão funciona como Museu Municipal e Biblioteca Pública e tem entrada gratuita. Seu acervo conta a história da cidade com exposições de objetos históricos do universo cotidiano e do trabalho rural e urbano.

 

Feira das Artes

A feira é realizada na Praça Rui Barbosa e é um bom endereço para quem deseja comprar lembrancinhas. Com cerca de 50 expositores, oferece desde objetos de artesanato até artigos de cama, mesa e banho. Conta com diversas opções gastronômicas.

 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária

Construída por volta de 1830, a Matriz de Indaiatuba e tem grande importância para a história local, pois representa o lugar onde a cidade se formou e a partir do qual se desenvolveu. Segundo contam, os fazendeiros somente começaram a construir as suas casas nos arredores da capela após a sua fundação.

A estrutura da Matriz de Nossa Senhora da Candelária é em taipa. Foto: Mapio.net

 

A igreja se destaca por sua arquitetura colonial, já que é uma das poucas preservadas no Interior de São Paulo com estrutura em taipa. Em fevereiro, o largo da Matriz é palco da Festa da Padroeira, um evento tradicional que se repete há mais de 150 anos.

 

Parque do Mirim

Construído em torno da barragem do Rio Capivari-Mirim, possui com extensa área verde, ideal para um passeio em contato com a natureza. Sua estrutura conta ainda com fonte interativa, playground, quadra, mirante e píer para pesca.

Com foco na educação ambiental, o parque também abriga painéis informativos que explicam sobre a fauna, a flora e o ecossistema nativos.

 

Circuito das Frutas

Assim como outras cidades da região, como Jundiaí, Itupeva, Atibaia e Louveira, Indaiatuba tem uma produção de frutas bastante relevante. A cidade é a terceira maior produtora de uvas de mesa no Estado, além de ocupar a sexta e a sétima posição no rol de produção de goiaba e acerola, respectivamente.

Vista parcial de Indaiatuba, no Interior de São Paulo. Foto: Fernando Santos

 

Algumas das propriedades rurais do município, como os sítios Bela Vista e São José, estão abertos à visitação.

 

SERVIÇO

Como chegar – Indaiatuba está localizada a cerca de 110 quilômetros de São Paulo, na região de Campinas e Jundiaí. A cidade tem fácil acesso via Rodovia dos Bandeirantes.

Onde ficar – Administrado pela rede The World Hotels, o Number 1 Residence tem localização privilegiada em Indaiatuba, com fácil acesso ao Aeroporto Internacional de Viracopos, aos parques, aos clubes, aos shopping centers e aos museus da cidade.

Classificado como o único apart-hotel da cidade, o empreendimento é ideal para quem busca uma hospedagem a trabalho ou lazer. O hotel possui 47 amplos apartamentos – com 52 metros quadrados -, modernos e confortáveis, contemplando dois ambientes separados com total privacidade.

Todas as unidades do apart são equipadas com micro-ondas, frigobar, sala com mesa de trabalho e telefone, banheiro com amenities e duas tevês a cabo, na sala e no quarto. Oferece ainda wi-fi gratuito, piscina coberta e aquecida para adultos e crianças, sauna, academia, restaurante e estacionamento próprio com manobrista. O café da manhã é das 6h30 às 10h e está incluso na diária.

O Number 1 também é um bom endereço para quem precisa fazer reuniões de negócios ou eventos sociais em Indaiatuba, oferecendo uma sala com capacidade para até cem pessoas, equipada para reuniões, seminário, treinamentos, exposições e casamentos.

Para obter mais informações, acesse o site http://www.number1residence.com.br. Se preferir, entre em contato com o setor de reservas, pelo telefone (19) 3312-1212.

~ por Fabíola Musarra, jornalista e socióloga em Novembro 24, 2019.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: