Festa da uva é atração de férias em Jundiaí, em São Paulo

Videira

 

Por Elíria Buso

 

A história e o desenvolvimento de uvas em Jundiaí têm um início curioso. Foi a partir de uma mutação somática espontânea da uva niágara branca, ocorrida no bairro de Traviú, em 1933, que surgiu o tesouro da cidade: a niágara rosada. Foi espécie que motivou a realização da primeira Festa da Uva, evento que tem como objetivo divulgar a fruta, tipicamente brasileira .

Desde seu início, a festa e o próprio cooperativismo da região têm transformado a cidade. O local que até então era conhecido como uma região onde desembarcavam famílias italianas, se expandiu e agora é polo não só de tradição, como também de cultura, turismo e gastronomia.

Hoje, Jundiaí já pode ser considerada uma das opções para os viajantes que buscam tanto bons restaurantes, como passeios turísticos e festas. O local possui seis rotas turísticas: as rotas Turística Castanho, do Centro Histórico, da Cultura Italiana, a da Terra Nova, a da Uva e a do Vinho. Abriga ainda diversos restaurantes, cantinas e adegas, que vendem produtos artesanais, como doces, geleias, vinhos, espumantes e cervejas.

A cidade também possui outras atrações, como passeios ciclísticos, pontos turísticos e é próxima de locais como o parque aquático Wet’n Wild, Hopi Hari e dos aeroportos Viracopos, em Campinas, e o de Congonhas, em São Paulo. A cidade também possui estações rodoviária e ferroviária.

E para quem gosta de festa, cultura e gastronomia, entre os meses de janeiro e fevereiro, acontecem a 36ª edição da Festa da Uva e a 7ª Expo Vinhos. Os eventos terão uma série de atrações como exposições e premiações de uvas, carros antigos, artesanatos e orquídeas, cortejos e atrações circenses, festival de bandas, workshops enogastronômicos, além de passeios turísticos e ciclísticos.

E, como não poderia deixar de ser, também será realizada a tradicional cerimônia da pisa da uva. Ela vai ocorrer aos sábados e domingos, às 14 h.oras Na alegre iniciativa todos são convidados a dançar nas tinas sobre a uva, como nas antigas tradições da produção de vinho.

Essa é uma sugestão indicada para quem quer conhecer a história local, as comidas mais procuradas da região, os agricultores e produtores de vinho, os rótulos de bebidas e até mesmo para quem deseja levar uma parte dessa nova cultura para casa.

 

O que fazer em Jundiaí

Para quem pretende curtir a cidade nas férias e aproveitar a Festa da Uva, uma das opções é permanecer em Jundiaí por três dias. Para quem escolhe esse tipo de roteiro é possível visitar um restaurante à noite, e, no dia seguinte, conhecer um dos parques próximos à cidade. E aproveitar o domingo para ir até a Festa da Uva.

Entre as opções de restaurante estão O Italianão, que tem rodízio de camarão, por R$ 59,90 por pessoa, o Beraldo Di Cale, com comida típica italiana da fazenda, com especialidades como o risoto caipira de bacalhau e as costelas suínas a moda do chef. Outra opção é o complexo turístico e gastronômico Villa Brunholi.

Segundo Paulo Brunholi, o CEO do empreendimento, o complexo é indicado para todo perfil de visitante. “Aqui, todas as pessoas são atendidas. No cardápio temos o café da manhã, com mais de 60 itens. Também temos rodízios de massa e de parmegianas. O espaço conta ainda com museu do vinho, adega, brinquedoteca, espaço de descanso e fazendinha”, afirma.

Entre as adegas estão a Martins, a Maziero e a famosa Casa Cereser, com opções de espumantes, vinhos e outros produtos como suco de uva e molhos, por exemplo. Já os pontos turísticos, que estão divididos entre o centro da cidade e os bairros rurais, estão fazendas, como a do Português, comandada por mulheres, a Catedral Nossa Senhora do Desterro e o Jardim Botânico.

Para quem ficar na cidade mais dias, entre as opções de estadia estão o Adágio, Quality Hotel e a rede de hotéis Ibis. Uma novidade na cidade é que alguns hotéis oferecem valores mais baratos aos finais de semanas.

 

SERVIÇO

Festa da Uva de Jundiaí

Dias:  17,18,19,20 e 25,26 e 27 de janeiro. Em fevereiro, dias 1º, 2 e 3.

Horários: Quinta-feira (17), às 18 h. Sexta-feira, das 18h às 22h. Sábado, das 10h às 22h. Domingo, das 10h às 20h.

Local: Parque Comendador Antônio Carbonari, Parque da Uva, Av. Jundiaí s/nº.

Informações pelo telefone (11) 4589-8580.

Entrada gratuita

Ação solidária de um quilo de alimento não perecível

 

 

 

 

 

 

~ por Fabíola Musarra em Dezembro 29, 2018.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: