Aproveite a primavera e vá visitar Trancoso, um dos destinos mais charmosos da Bahia

Um dos lugares mais queridos do Nordeste brasileiro, a cidadezinha baiana está a 47 quilômetros de Porto Seguro e a 35 quilômetros de Arraial D’ Ajuda. 

 

 

Trancoso - Praia - Foto Pixabay.jpg

 

Trancoso recebe turistas o ano todo. Além de brasileiros e estrangeiros, o vilarejo é point de vips e celebridades – muitas delas têm casas lá. Não à toa. O lugar é cinematográfico. Quem conhece,  comprova. Badalada e ao mesmo tempo tranquila, a vila muda sua rotina, especialmente na alta temporada e nos feriados, quando o agito invade suas ruas. Se você foge das multidões, a melhor época para conhecer ou rever o povoado é agora, quando é primavera colore o Hemisfério Sul.

 

Trancoso1 - Wikipédia

 

 

Trancoso é um destino rústico-chique. Atualmente, tem pouco mais de 12 mil habitantes e faz parte do distrito de Porto Seguro. A pequena vila tem origem em uma aldeia jesuíta (a atual cidade de São João Batista dos Índios foi fundada em 1586). A vila começou a ser descoberta nos anos 70, quando a praia virou reduto dos hippies. Anos mais tarde, o lugar virou febre entre famosos. A partir daí, tornou-se em um dos destinos mais badalados do litoral baiano.

 

Trancoso - Wikimedia

 

O coração de Trancoso é a central Praça do Quadrado, onde tudo acontece. Além do mar de águas azuis-esverdeadas e da Mata Atlântica, ela é circundada pela Igreja de São João (erguida em 1656), campo de futebol e casinhas coloridas (leia-se, antigos casarões, um tesouro histórico considerado como um dos mais valiosos do Sul da Bahia.  Ao redor do Quadrilátero pulsam restaurantes, bares e as lojas de artesanato.

 

Trancoso - Restaurante - Foto Priscila Kamoi

A pequena Igreja de São João é quase tão antiga quanto o povoado: foi erguida em 1656 e conta com um mirante ao fundo, que oferece uma vista deslumbrante para o mar. Muitos turistas acordam cedo para ver o sol nascer à beira-mar, tirando fotos para guardar de recordação.

 

Praias – A vila conta com faixas de areia desde o centro até lugares mais afastados que merecem uma visita. Pertinho do Quadrado, as praias mais famosas são a dos Nativos e dos Coqueiros, com fácil acesso por caminhada. A primeira, com águas calmas e larga faixa de areia, abriga bares a beira mar, possuindo infraestrutura turística. Assim como a segunda, considerada a principal de Trancoso, por estar bem próxima do centrinho, que também conta com beach clubs e barracas para os turistas.

 

Praia do Rio Verde - Foto Rodrigo Soldon.jpgA Praia do Rio Verde, a 15 minutos do Quadrado. Foto: Rodrigo Soldon

 

Ainda próximo à vila, a 15 minutos do Quadrado, a Praia Rio Verde é mais sossegada do que as primeiras, apesar de também reunir barracas com espreguiçadeiras e serviços de qualidade. Outros destaques são as praias Itaquena, a preferida dos surfistas, a Barra do Rio Trancoso, que revela o encontro do rio com o mar, e de Itapororoca e Patimirim, que são mais desertas, perfeitas para quem quer fazer uma caminhada.

 

Para completar, a Praia do Espelho, a cerca de 20 quilômetros do centrinho de Trancoso é um cenário de paisagem imperdível. Listada entre as mais bonitas da Bahia, tem mar de águas cristalinas – que deram nome à praia -, variando entre tons de azul e verde, e uma combinação de falésias, corais e coqueiros que formam um cenário de tirar o fôlego. A praia também conta com estrutura de pousadas e bares para atender os turistas.

 

Praia do Espelho Wikipédia.jpg

 

Brilho e estrelas – O bom é que Trancoso ainda preserva o seu charme rústico, embora  já tenha sido visitada por Matthew McConaughey, Beyoncé e Kate Moss. Elba Ramalho (a moradora mais famosa) e Bruna Lombardi têm casa em Trancoso. Mas quem iniciou um processo de amor declarado a esse distrito de Porto Seguro foi a cantora Gal Costa – no início dos anos 80, ela morou por lá.

 

Há alguns anos, a casa da cantora foi transformada na Pousada Estrela D’Água, É uma das mais conceituadas da região, oferecendo aos hóspedes luxo, conforto e exclusividade. Localizada na Praia dos Nativos, a 600 m do Quadrilátero, disponibiliza 20 suítes e oito bangalôs.

 

Cercada pela Mata Atlântica e de frente para o Atlântico, conta ainda com piscina de borda infinita, deck com espreguiçadeiras, restaurante e bar de praia. A pousada faz parte da Associação Roteiros de Charme, respeitando as suas exigências e, sobretudo, as normas ambientais.

A maior parte dos turistas que vai a Trancoso chega de avião, a partir do aeroporto de Porto Seguro e pega um transfer ou aluga um carro. O melhor meio de locomoção no do vilarejo é a pé ou de moto táxi. Não se preocupe, é extremamente fácil percorrer o centrinho da vila em poucas horas de caminhada. Aliás, essa é a melhor dica para poder aproveitar todo o charme escondido nas estreitas ruelas.

Os pontos turísticos mais próximos de Trancoso são: Caraíva, a 1h30 de carro, e Arraial D’Ajuda e Porto Seguro, a 40 minutos ou 1 hora de carro, além da linda Praia do Espelho, a meia hora de carro.

~ por Fabíola Musarra, jornalista e socióloga em Outubro 5, 2018.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: