Palermo é a Capital Italiana da Cultura

A cidade situada na Sicília, no sul da Itália, preparou diversos eventos para celebrar sua história ao longo deste ano.

Palermo-Sicily-Italy- Foto Commons Wikimedia.jpg

Capital e maior município da Sicília, a belíssima Palermo, a quinta cidade mais populosa da Itália, será este ano também a Capital Italiana da Cultura. O anúncio foi feito no fim de janeiro, em uma cerimônia que contou com as presenças do primeiro-ministro Paolo Gentiloni, do ministro dos Bens Culturais Dario Franceschini e do prefeito da cidade siciliana, Leoluca Orlando.

Porto de Palermo visto do alto - Sicília - Itália - Foto Wikimedia

Estão programados mais de 780 eventos para acontecer em Palermo este ano. Mas, um deles em especial pesou e muito pela escolha da cidade: a realização da Manifesta 12, Bienal Europeia de Arte Contemporânea. O evento é um dos maiores shows da Europa e inclui performances de música, teatro e arte.

Outro motivo que contribuiu para a capital siciliana ganhar o título deste ano foi dado pela Unesco – em 2015, a organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura tombou alguns monumentos. Entre eles a Catedral de Palermo, com inauguração estimada em 1179.

Panorâmica da  Cattedral de Palermo - Sicília - Itália - Foto Wikimedia.jpg

De acordo com Gentiloni, as iniciativas a serem realizadas em Palermo em 2018 incluem a criação de um espaço para estudos islâmicos na Biblioteca Giorgio La Pira, apresentações de ópera no Teatro Massimo e exposições de pinturas dos artistas Giovanni Boldini e Antonello da Messina, além da promoção da recém-inaugurada rota da Unesco do Patrimônio Árabe-Normando, conectando Palermo a Cefalù e Monreale.

Teatro Massimo - Palermo - Itália - Foto Commons Wikimedia.jpg

Apesar da extensa programação que será cumprida durante este ano, a expectativa é que novos eventos sejam promovidos mesmo após o término de 2018. Segundo o prefeito da cidade siciliana, “as atividades culturais em Palermo não terminarão no dia 31 de dezembro”, pois o objetivo é promover ações de longo prazo”, disse Orlando.

Fachada da Igreja de Sant'Anna  em Palermo, Italia - Foto Wikimedia.jpg

EXISTÊNCIA – O título de Capital Italiana da Cultura é concedido desde 2015, por iniciativa do Ministério dos Bens Culturais da Itália. Durante um ano, a instituição governamental patrocina iniciativas para valorizar e desenvolver o patrimônio artístico e cultural de uma determinada cidade do país. Desde sua criação, o título já foi dado a municípios como Mântua, na Lombardia (2016), e Pistoia, na Toscana (2017).

Palermo - Foto Pixabay.jpg

Para fazer jus ao título que ostentará durante todo este ano, Palermo vai receber um milhão de euros para promoção e investimentos públicos, o que provavelmente resultará em um aumento do turismo da cidade. Enquanto isso, a capital da Sicília já ganhou um logotipo: um “P” desenhado por uma estudante.

Palermo, Sicília, Itália - Foto Wikimedia

O logo foi feito nos quatro idiomas da história de Palermo: fenício, hebreu, árabe e grego. Palermo foi eleita Capital Italiana da Cultura ao derrotar cidades como Alghero, Aquileia, Comacchio, Ercolano, Montebelluna, Recanati, Settimo Torinese, Trento, e uma inscrição conjunta dos municípios de Elima e Erice.

NA EUROPA – Por sua vez, Matera, cidade localizada no extremo sul da Itália, na região da Basilicata, conta os dias para a chegada de 2019, quando será a Capital Europeia da Cultura, um título criado em 1985 para promover o patrimônio histórico, artístico e cultural dos países- membros da União Europeia.

Matera -Itália Foto Wikimedia.jpg

Em breve, a Piazza Vittorio Veneto, em Matera, vai abrigar uma estrutura para celebrar que faltam 365 dias para o título cultural europeu valer. Chamada de festa do “Menos Um Ano”, o monumento foi projetado por Olivier Grossetete, tem 19 metros de altura, 17 de largura e 14 de profundidade.

Anúncios

~ por Fabíola Musarra em Fevereiro 14, 2018.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: