Bragança Paulista sedia o primeiro Healthy Week

Fazenda Coronel Jacinto.jpg

A estância climática doInterior de São Paulo é perfeita para quem deseja fugir da agitação das metrópoles. Com hotéis, bares e restaurantes, oferece imperdíveis passeios pela natureza, além de ser famosa por suas linguiças artesanais. No início de agosto também foi sede de um evento embrionário focado no bem-estar e na sustentabilidade.

Por Fabíola Musarra

Localizada a cerca de 90 km da capital paulista, na região Sudeste do Estado de São Paulo, Bragança Paulista é uma cidade perfeita para quem deseja fugir da correria do dia a dia. Afinal, nada melhor do que relaxar em um lugar esculpido pela natureza enquanto saboreia as linguiças artesanais ali produzidas. Se gostou da ideia, a Fazenda Coronel Jacinto é um endereço que merece a sua atenção.

Abraçada por paisagens tingidas pela vegetação de incontáveis tons de verde, colinas, montanhas e lagos, abriga graciosos chalés. Tem como proposta básica conduzir o hóspede a conviver com a natureza, vivenciando o modo de vida simples em uma fazenda. Exatamente por ter essa filosofia é que a fazenda sediou o Healthy Week (WH), a primeira edição de um evento que pretende se repetir todos os anos.

Realizada nos dias 5 e 6 de agosto, a iniciativa contou com a participação do Unique Garden Hotel & SPA e apoio do Toriba. Empresários e especialistas das áreas de bem-estar do corpo e da mente e da gastronomia também se uniram ao projeto, oferecendo aos participantes uma programação focada na alimentação saudável e na sustentabilidade. Todas as atividades foram abertas ao público e gratuitas.

Feirinha do Healthy Week em Bragança Paulista – São Paulo – Foto: Fabio Varella

Logo ao entrar na área destinada ao WH, os visitantes puderam conhecer o trabalho de produtores rurais e artesãos locais, que expuseram em uma pequena feira morangos orgânicos, diferentes tipos de cogumelos, queijos de cabra e o artesanato sustentável. Os produtos foram vendidos em “barraquinhas” montadas em forma de estações e construídas de acordo com os preceitos da bioarquitetura.

Depois foi a vez de Cecília Faipo ensinar os presentes como poderiam aquecer o corpo e a mente em contato com a natureza, com gestos simples, educativos e divertidos. Também sessões de fitness foram realizadas de 15 em 15 minutos até o final do dia. O Paiol do Seu Maneco, um simpático espaço perto da feirinha, foi palco de interessantes oficinas.

Com temas relacionados à culinária saudável e ao bem-estar, as aulas com direito à degustação ou à prática de exercícios foram comandadas por chefes de cozinha, biólogos, agrônomos e especialistas. O subchefe Gilmar Alves, do Unique Garden Hotel & SPA, por exemplo, ensinou os participantes a preparar um delicioso molho de ervas para temperar saladas.

Já a palestra com Carlos Alberto, da Padaria Santo Forno, mostrou um método para fazer a fermentação natural de pães, enquanto a oficina com o chefe Lino, do Restaurante Bella Itália e Sabores de Bragança, ensinou os benefícios proporcionados pela cozinha mediterrânea.

Chefe Jerson Yokota, do Restaurante Haw-Lai, na oficina sobre culinária chinesa. Ao lado, o chefe Lino, do Bella Itália e Sabores de Bragança – Foto: Fabio Varella

No workshop de culinária chinesa, os ouvintes aprenderam como restaurar o corpo e a mente com pratos equilibrados e saudáveis, recebendo dicas sobre a seleção, o preparo e a apresentação dos alimentos. A oficina foi comandada pelo chefe Jerson Yokota, do Restaurante Haw-Lai (em chinês, significa seja bem-vindo).

Depois do almoço, a palestra de Patrícia Sampaio discorreu sobre a alimentação detox curativa, com o aprendizado e a degustação de receitas, como o suco verde com leite vegetal, o pudim de chia e o rol de couve-flor. O primeiro dia do evento terminou com aula de BoSSamba e uma apresentação de um grupo xamânico. As canções e mantras aconteceram ao redor de uma fogueira, tendo o céu estrelado como testemunha.

O embrionário Healthy Week de Bragança Paulista (SP) aconteceu no primeiro final de semana de agosto – Foto: Fabio Varella

A manhã seguinte foi preenchida por uma oficina ministrada por Jimmy Junoy. Na aula direcionada à mente e à psique, os participantes aprenderam como desenvolver o lado direito do cérebro, por meio da prática de meditação, executando ainda exercícios de respiração e relaxamento.

Embora o Healthy Week tenha chegado ao fim, seus organizadores prometem repetir a dose anualmente, revezando os locais de sua realização e de hospedagem. “A ideia é fazer o evento em um local onde as pessoas fiquem desconectadas da agitação e tenham contato com a natureza, mantendo-se distantes da rotina de um hotel tradicional”, diz Enry Saint Falbo, um dos idealizadores do projeto.

“O conceito fundamental do HW é valorizar o bem-estar e a responsabilidade socioambiental, divulgando trabalhos sustentáveis de produtores locais, com a renda revertida às comunidades carentes”, completa Falbo, que também é um dos proprietários da Fazenda Coronel Jancinto. “Mais do que tudo, queremos despertar e incentivar as pessoas a adotar esse novo estilo de vida”, finaliza.

A Fazenda Coronel Jacinto, propriedade que sediou o Healthy Week em Bragança Paulista, interior de São Paulo – Foto: Divulgação

A fazenda  Situada a 15 km do centro urbano de Bragança Paulista, a Coronel Jacinto está inserida em uma bucólica paisagem rural, num espaço onde antigamente funcionava uma imensa propriedade de café. Com ar puro, seus chalés têm varandas, alguns com vista para a piscina ao ar livre ou para uns dos sete lagos para a pescaria que banham a propriedade.

Equipados com televisão e frigobar, os chalés têm decoração rústica e banheiro individual. Na área de entretenimento, o empreendimento conta com pistas off-road, onde você, se quiser, pode acelerar e curtir muita adrenalina em um circuito marcado por curvas rápidas e lentas, onde subidas e descidas se revezam.

Se você é mais zen e prefere emoções menos radicais, as opções são as caminhadas e os passeios de bike e de cavalo, além das massagens do SPA. A sala de jogos é um bom lugar para aperfeiçoar o seu bilhar. E, no bar-restaurante, você pode provar a cachaça da região (a Busca Vida) e saborear refeições caseiras, como o ragu preparado com a linguiça bragantina.

A Coronel Jacinto oferece estacionamento gratuito, internet nas áreas comuns e business center. Aceita animais de estimação, caso solicitado com antecedência. Esse serviço pode ou não ter custo adicional, assim como o traslado do aeroporto ou para a cidade.

Embora a distância seja pequena, a estrada que conduz à fazenda não é asfaltada nem sinalizada. Por isso, é recomendável que, antes de ir, você se informe com os proprietários sobre como chegar lá, obtendo pontos de referência. Conforme o combinado na reserva, eles podem marcar um lugar para te buscar, evitando que se perca no caminho.

Gostou da sugestão? Então anote: a Fazenda Coronel Jacinto fica no quilômetro 15 da Estrada Fernando Frias Fernandes, Estiva do Agudo, Agudo, tel. (11) 97146-4500,www.fazendacoroneljacinto.com.br. Boa estadia!

O QUE FAZER

NA CIDADE:

Lago do Taboão – Point ideal para caminhadas e corridas, é o postal da cidade. Além de um lindo lago, conta com pista de cooper, quadras esportivas e playground. É cercado por bares, cervejarias e restaurantes. Avenida Alpheu Grimello s/nº.

Museu Municipal Oswaldo Russomano – Suas mais de três mil peças, entre louças, obras de arte sacra, instrumentos musicais e objetos pertencentes à antiga estrada de ferro, revelam um pouco do passado da cidade. Rua Coronel João Leme, 520, centro, tel. (11) 4033-7566.

Museu do Telefone – O acervo de 60 peças mostra a contribuição da estância climática paulista para o desenvolvimento da telefonia nacional – foi a terceira cidade brasileira a ter telefone, depois do Rio de Janeiro, à época a capital federativa do País, e de São Paulo. O prédio é patrimônio cultural construído em 1907. Praça José Bonifácio 126, centro, tel. (11) 4033-1937.

Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funk – Endereço certo para quem quer comprar os alimentos da região e, sobretudo, as linguiças artesanais bragantinas, feitas com variados recheios, desde os com provolone, rúcula e tomate seco até os com vinho e com ervas finas. Também vende versões feitas com frango, que podem incluir ou não bacon em seu preparo. Rua Coronel Teófilo Leme, 1.240, centro.

NOS ARREDORES:

Represa Jaguari – Jacareí – Formada pelos rios Jaguari e Jacareí e a uma altitude de 844 m acima do nível do mar (é a mais alta do Sistema Cantareira), a represa fica a poucos quilômetros do centro de Bragança Paulista. Não possui infraestrutura turística, mas seus mirantes naturais oferecem visuais deslumbrantes. É perfeita também para a prática de esportes náuticos, pesca e natação. Estrada de Piracaia, saída pela Rodovia Fernão Dias. 

Marina Estância Confiança – Para quem gosta de esportes náuticos, pesca e natação, a marina disponibiliza vários deles. Seu pacote para o fim de semana inclui café da manhã. O check in pode ser feito a partir das 18 horas da sexta-feira (cortesia da marina), com check out às 18 horas de domingo. Crianças de até cinco anos têm cortesia. Já o day use é das 8 às 18 horas. Estrada Municipal José Vaccari, s/nº, bairro da Serrinha, Bragança Paulista, na Represa do Jaguari – Jacareí. Tels. (11) 4217-1684, (11) 99953-1684 (Vivo e WhatsApp) e (11) 96589-6204 (Claro), www.marinaconfianca.com.br

Marina.jpg

Além de dispor de chalés para hóspedes, a marina (entenda-se um grande condomínio fechado) oferece day-use e passeios náuticos, incluindo piqueniques e comemorações em seus barcos – Foto:  Sidney Trindade

 

 

Anúncios

~ por Fabíola Musarra em Agosto 12, 2017.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: