Melhor destino turístico e aeroporto de Portugal. Assim é considerada a vibrante cidade de Porto

Marina do Porto - Portugal.jpg

Pelo terceiro ano consecutivo a portuguesa cidade de Porto foi considerada o melhor destino turístico da Europa, em votação feita pelo Best Destinations, da qual participaram viajantes de 174 países. Também conhecida como Cidade Invicta, é uma das mais antigas do Velho Continente, possuindo o charme de abrigar um riquíssimo patrimônio cultural e artístico e de ser ao mesmo tempo contemporânea.

Praia do Porto de Mós.jpg

Esses contrastes podem ser vistos em suas ruas, sua arquitetura e seus monumentos, seus museus, seus espaços de lazer, suas esplanadas e suas áreas comerciais. Porto também desfila ao longo da margem do Rio Douro e do Oceano Atlântico, revelando bucólicas paisagens e praias azulzinhas permeadas por exuberantes espaços verdes.

O Rio Douro é o símbolo da cidade. Nasce na Espanha e atravessa o norte de Portugal, até desembocar no mar. É o terceiro mais extenso da Península Ibérica. Diante disso, nem é preciso dizer que entre os pontos altos de Porto estão os passeios de barco pelo Rio Douro, região que foi incluída pela Unesco como um patrimônio da humanidade.

Porto - Passeio náutico pelo Rio Douro - Portugal

São das marinas e das docas da Ribeira que partem os barcos de lazer e de turismo. São várias opções, desde cruzeiros aos tours feitos em típicos barcos rabelo que no passado transportavam o Vinho do Porto. Além dos passeios náuticos, as águas do emblemático rio servem ainda de cenário para a prática de esportes aquáticos como vela, remo, canoagem, mergulho, surfe e esqui aquático.

Casas típicas do Porto - Foto Europe Best Destination

Em 1996, a Unesco também classificou o centro de Porto como Patrimônio Mundial. Transbordando história, a região é, sem dúvida, uma atração à parte da cidade. Caminhar pelas suas ruas testemunhando o passado. Observar o colorido mosaico de diferentes estilos arquitetônicos de seus edifícios, do Neoclássico ao Art Nouveau. As relíquias medievais, as igrejas barrocas, as casinhas antigas com as roupas penduradas na janela, os barquinhos no Douro e as pontes que cruzam as margens do rio…

Ali também fica a Livraria Lello  e Irmão, considerada uma das mais bonitas do mundo. Com estilo neogótico portuense, foi a musa inspiradora da biblioteca do filme Harry Potter em Hogwarts – JK Rowling viveu no Porto ensinando inglês no início dos anos de 1990. Ali, as fotos e filmagens são proibidas e a vigilância é rígida. Por isso, fotografe na memória todos os detalhes possíveis. Assim, poderá revê-los sempre que desejar.

Palacio da Bolsa - (Porto).JPG

Ainda no centro histórico, vale a pena conhecer a Catedral da Sé e seus terraços, o Palácio da Bolsa, assistir shows de fado e degustar os famosos vinhos do Porto e do Douro. Ou ainda, experimentar um coquetel acompanhado por tapas na lendária Galeria de Paris. À noite, o Porto se transforma em uma cidade nova e efervescente, oferecendo entretenimento para todos os gostos. São animadas casas noturnas, pubs e muito mais.

O centro histórico da cidade também é um excelente endereço para quem deseja fazer compras, abrigando desde ruas comerciais e mercados (Bolhão) até centros comerciais. A Rua de Santa Catarina é a principal via comercial da cidade, enquanto a Rua de Miguel Bombarda se traduz em absoluta elegância. Ali também ficam diversos restaurantes e cafés tradicionais, como o Majestic.

Santo Ildefonso - Mercado do Bolhão - Porto.jpg

Porto é a principal porta de entrada para o Norte de Portugal e para outros três patrimônios mundiais: Guimarães, Foz Côa e Vale do Douro. Como Portugal é uma país pequeninho (tem somente cerca de 700 km de extensão de Norte a Sul), além dessas três cidades portuguesas, é possível em apenas um dia conhecer outras atrações vizinhas, como o centro de Heritage, a religiosa Fátima e até mesmo Santiago da Compostela, na Espanha, país com o qual faz divisa.

Ponte do Rio Douro - Porto - Portugal

Palacetes e albergues – Porto conta com uma ampla oferta de hospedagem, desde hotéis de bandeiras internacionais até pousadas, albergues e apartamentos confortáveis e aconchegantes. O NH Collection Porto Batalha, por exemplo, é um deles. Localizado no coração da cidade, está instalado em um palacete histórico do século 18. Foi palco de grandes bailes e também local onde dignitários planejaram golpes políticos. Posteriormente, foi o Palácio dos Correios.

NH Collection aposta em luxo num palácio do Porto - Foto Site SW Portugal.jpg

Hoje, totalmente reestruturado, o hotel ostenta ambientes modernos, amplos e sofisticados. Possui 107 quartos distribuídos por quatro andares, entre suítes e apartamentos Superior e Premium. Os quartos do 4º andar têm terraço com vista para o porto. Já o seu centro de bem-estar tem uma piscina para hidroterapia, sauna, sauna a vapor e jacuzzi. Massagens também estão disponíveis nas salas para tratamentos.

nh_collection_porto_batalha-120-lobby_and_reception

Como charme a mais, disponibiliza o Restaurante & Bar Gastrô, com carta assinada pelo chef Antônio Vieira. Em seu terraço, diariamente, o pôr do sol reúne gente bonita para saborear ostras e beber o drinque exclusivo do hotel, o Porto Tonic – gin e tônica, mas feito com Vinho do Porto local. Já os pratos do cardápio são comandados pelo renomado chef Álvaro Costa. Entre as opções, o carpaccio de polvo e o vichyssoise de tomate com temperos orientais.

NH Collection Porto Batalha - Bufê Breakfast.jpg

Por fim, vale lembrar que a melhor época para visitar o Porto é entre o fim de maio e o fim de junho e de setembro a novembro. Nestes períodos as temperaturas estão amenas e é possível fazer passeios tanto pelas vinícolas como pelas atrações culturais, sem atropelos. Aliás,  visitar a  cidade e não experimentar os conceituados vinhos do Porto e do  Douro é quase como cometer um pecado mortal. Tenho certeza  que você não vai querer cometer tal heresia. Tim-tim!

Vale do Douro - Patrimônio Mundial da Unesco - Foto Viajar entre Viagens.jpg

O aeroporto – Porto não foi apenas eleita como o melhor destino europeu. Recentemente, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro foi considerado o melhor da Europa na categoria de cinco a 15 milhões de passageiros pelo Airports Council International. É o 9º prêmio em dez anos e agora também é o terceiro melhor na categoria de mais de dois milhões de passageiros, de acordo com a gestora aeroportuária Aeroportos de Portugal (ANA).

Aeroporto do Porto - ANA - Aeroportos de Portugal.jpg

A conclusão foi obtida a partir de uma pesquisa feita pelo Airport Service Quality, programa líder mundial em benchmarking na Avaliação da Satisfação dos Passageiros, após avaliação de questionários preenchidos pelos passageiros em diferentes aeroportos. Os entrevistados avaliaram 34 quesitos, como a qualidade e o atendimento dos serviços oferecidos pelos aeroportos, os tempos de espera, a cortesia dos funcionários, a limpeza das instalações e o conforto.

Aeroporto Francisco Sá Carneiro - Porto

O Airports Council International (ACI) é a única associação profissional mundial de operadores de aeroportos, representando mais de 500 aeroportos de 45 países, responsáveis por mais 90% do tráfego aéreo comercial na Europa e pela movimentação de quase dois milhões de passageiros anualmente.

 

Anúncios

~ por Fabíola Musarra em Março 21, 2017.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: