Está em São Paulo? Prepare-se para cair na folia

o-grupo-carioca-monobloco-participou-do-carnaval-de-rua-de-sao-paulo-desfilando-pela-regiao-do-parque-ibiapuera

Em contagem regressiva para o Carnaval, foliões do Brasil inteiro já se preparam para cair na folia que impera nos dias de reinado de Momo – aliás, desde o último fim de semana, diversas cidades já vivem a animação dos blocos carnavalescos, que colorem ruas e parques. Caso da megametrópole de São Paulo, onde não faltam opções de agito. Além dos tradicionais desfiles das escolas de samba do grupo especial no Sambódromo do Anhembi, a capital paulista recebe a alegria contagiante de centenas de blocos de rua.

carnaval-de-rua-2017-2

Espalhados por todas as regiões da cidade, os blocos já invadiram e continuam arrastando uma animada multidão pelas ruas de Pirituba (Zona Norte), M’Boi Mirim (Zona Sul), Itaquera (Zona Leste), Largo da Batata (Zona Oeste) e Vale do Anhangabaú (Centro), só para citar alguns bairros paulistanos. São quase 400 blocos, com ritmos para todas as idades e gostos (a relação completa e atualizada do Carnaval de Rua está disponível no link http://carnavalderua.prefeitura.sp.gov.br/wp-content/uploads/2017/02/Carnaval-de-Rua-2017_relacaodeblocosatualizada_17022017_site.pdf).

carnaval-de-rua-3

Os blocos foram cadastrados pela Secretaria Municipal da Cultura e os trajetos organizados em parceria com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e com as prefeituras regionais. Como nos anos anteriores, as zonas residenciais foram preservadas, com horário para dispersão dos blocos. Nas regiões de Pinheiros e Sé foram mantidos os limites do ano anterior, 20 horas e 22 horas respectivamente. Na Lapa, a dispersão ocorre às 21 horas, e na Vila Mariana, às 19h30. A região da Sé receberá o maior número de blocos neste ano, 119, seguida de Pinheiros (89), Lapa (31), Vila Mariana (24) e Santana (17).

desfile-de-blocos

Em 2017, o Carnaval de Rua chega a prefeituras regionais que não tiveram apresentações no ano passado, como Aricanduva/Vila Formosa, Capela do Socorro, Itaim Paulista, Perus e Sapopemba. Em toda a cidade, serão 395 desfiles, porque há blocos que se apresentam mais de uma vez durante o período oficial da festa. “O Carnaval deRua de São Paulo não é fechado, não tem cordão. Portanto, os blocos são democráticos e abertos. Você pode se inserir em qualquer um”, diz o secretário municipal de Cultura, André Sturm.

carnaval-em-socorro

Infraestrutura – Este ano, a Prefeitura da cidade está disponibilizando 14 mil diárias de banheiros químicos, distribuídos pelas vias da cidade onde os blocos desfilam. Conta ainda com o auxílio de 1.506 funcionários para limpar as ruas após a passagem dos blocos, além de ter credenciado oito mil ambulantes – trabalharão com colete, credencial e isopor. Quase 400 agentes fiscalizarão o comércio irregular.

Os foliões terão ainda à disposição 48 postos médicos, 365 ambulâncias de remoção e 209 ambulâncias com UTIs, além de serviços regulares do Samu. Os desfiles dos blocos também têm o apoio de 1.220 bombeiros. Quanto ao trânsito, 2.900 agentes de trânsito estarão auxiliando os foliões e organizando o tráfego de veículos. Faixas e banners serão afixados informando os moradores das regiões onde as ruas serão interditadas.

Em São Paulo, haverá palcos com programações culturais das 19 horas às 23 horas no Largo da Batata, na Zona Oeste, e no Anhangabaú, no Centro, nos dias 25, 26 e 27 de fevereiro. Para ajudar foliões no planejamento do seu roteiro de Carnaval de Rua de São Paulo, o Lab Prodam criou um jogo virtual que traz informações sobre os blocos de rua com dados como horário e local da concentração. Batizado de Lab na Via, este é o primeiro jogo desenvolvido pela Prefeitura de São  Paulo . O aplicativo já está disponível na versão Android e pode ser encontrada na loja do Google Play gratuitamente.

Advertisements

~ por Fabíola Musarra em Fevereiro 21, 2017.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: