Conheça Oscar Niemeyer no interior de uma de suas obras

Museu Oscar Niemeyer - Curitiba - Brasil - Foto Commons Wikimedia.jpg

Considerado como um dos maiores e mais modernos museus da América Latina, o  Museu Oscar Niemeyer (MON)  é, por si só, um programa imperdível para quem visita Curitiba, a capital do Paraná. Quer pelo seu fantástico projeto arquitetônico, assinado pelo mais renomado arquiteto brasileiro, quer pelas exposições de artes visuais, arquitetura e design que abriga e promove. Ou ainda, pelo seu incrível e precioso acervo.

Ao todo, o MON reúne mais de 3.400 peças. São obras de Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Caribé, Di Cavalcanti, Tomie Otake, Ianelli, Francisco Brennand e Miguel Bakun, só para citar alguns. Entre as estrelas internacionais, nomes como o do “reinventor” da pop art, o empresário, pintor e cineasta norte-americano Andy Warhol, e do pintor, artista gráfico e ilustrador polaco Jacek Sroka.

Não é só o interior do MON que guarda preciosos tesouros. Em seu extenso jardim está exposta a “Cadeira do Mestre”, de Sergius Erdelvi, artista plástico nascido na extinta Iugoslávia, criado em Viena (Áustria) e naturalizado brasileiro. Gigantesca, a obra tem 5,20 metros de altura, 2,30 metros de largura e 1,65 metro de profundidade.

cadeira-do-mestre-foto-gazeta-do-povo

Com mais de 35 mil metros quadrados de área construída e tendo como um de seus cenários os incontáveis tons de verde do Bosque do Papa, o MON foi inaugurado em 2002, quando o prédio principal deixou de ser sede de secretarias estaduais e foi adaptado, passando ainda a abrigar o popularmente chamado Museu do Olho.

Olho - Museu Oscar Niemayer - Curitiba - Foto Wikipedia.jpg

Este último é um anexo de quatro pavimentos, com 30 metros de altura, feito inteiramente de concreto e vidro, característica marcante das obras projetadas por Oscar Niemeyer. Assim como são as sensuais curvas que se exibem na área externa. Os dois museus são interligados por um túnel.

Ponte de ligação entre o passado e o presente, o moderno e o contemporâneo, o túnel fica no subsolo do edifício principal. Niemeyer, a exemplo do que sempre fez em sua trajetória profissional, conseguiu conciliar harmonicamente espaços construídos em épocas distintas, com absoluta genialidade e maestria.

Museu Oscar Niemeyer - MON - Foto Wikimedia - Abre.jpg

Além do acervo, das exposições, do Pátio das Esculturas e dos espaços de eventos e de ação educativa, o MON é integrado ainda por loja e cafeteria. Em seu subsolo fica o Espaço Niemeyer, onde é possível conhecer um pouquinho mais sobre o talentoso arquiteto brasileiro. Ali encontra-se uma exposição permanente, que reúne projetos, fotografias e maquetes de obras do (infelizmente) já falecido Oscar Niemeyer. Ainda quer mais?

SERVIÇO

Museu Oscar Niemeyer – Rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba.  Funciona de terça a domingo, das 10 horas às 18 horas. Venda de ingressos até 17h30. Entrada é gratuita para crianças de até 12 anos e maiores de 60. Site: www.museuoscarniemeyer.org.br

~ por Fabíola Musarra em Outubro 5, 2016.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: