Roteiros de fé para curtir o Corpus Christi

País majoritariamente católico,  o Brasil  abriga diversas cidades que têm como ponto alto o turismo religioso. Pensando nesses fatos e também no feriado prolongado de Corpus Christi que se aproxima, a  ViajaNet, agência nacional de viagens online, elaborou roteiros para quem deseja renovar a fé. Confira as sugestões:

Aparecida - São Paulo

Aparecida (São Paulo) – Distante a 168 km de São Paulo, a cidade de Aparecida abriga a Basílica de Nossa Senhora da Aparecida, considerada a segunda maior basílica e o maior santuário mariano do mundo. O Santuário Nacional guarda, em seu interior, a imagem original da santa resgatada por três pescadores no Rio Paraíba do Sul em 1717.

Passarela da Fé da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, Aparecida _SP

Além do santuário, outros lugares da cidade situada no Vale do Paraíba também merecem ser visitados. Entre eles, a Matriz Basílica, a primeira igreja que abrigou a imagem de Nossa Senhora, e o Porto Itaguaçu, local onde foi encontrada.

Como chegar: o aeroporto mais próximo é o de São José dos Campos, em São Paulo, com aproximadamente uma hora de viagem de carro. Outra opção é descer em São Paulo e seguir viagem de carro, com duração média de duas horas.

Guaratinguetá (São Paulo) – A canonização de Frei Galvão em 2007, o primeiro santo nascido no Brasil, impulsionou o turismo religioso deste município paulista localizada no Vale do Paraíba. Nascido na cidade, o religioso ficou famoso por suas “pílulas” (pedaços de papel enrolados e que contém orações) e pelos milagres que elas realizam.

Para celebrar a vida de Frei Galvão, o município criou um roteiro especial que inclui a Catedral de Santo Antônio, marco inicial de Guaratinguetá, a casa onde ele nasceu (com relíquias e até um fragmento do osso), o santuário e o seminário criados em sua homenagem.

Seminário frei Galvão

Como chegar: o aeroporto mais próximo é o de São José dos Campos (SP), com uma hora de viagem de carro.

Nova Trento (Santa Catarina) – A canonização de Santa Paulina em 2002, considerada a primeira santa brasileira, elevou a pequena cidade catarinense de 13 mil habitantes ao status de segundo principal destino religioso do Brasil. Todos os meses, mais de 20 mil peregrinos desembarcam na cidade para participar de romarias e missas, segundo o Ministério do Turismo.

Nascida em Vigollo Vattaro, região que à época pertencia ao Império Austro-húngaro, Santa Paulina viveu grande parte de sua vida em Nova Trento, onde fez seus votos de freira. Atualmente, Nova Trento é o único município do Brasil que possui dois santuários reconhecidos pela Igreja Católica: o de Madre Paulina e o de Nossa Senhora do Bom Socorro.

No primeiro complexo religioso, é possível conhecer toda a trajetória de vida de madre Paulina. Já o segundo guarda uma imagem de Nossa Senhora do Bom Socorro vinda da França. Está instalado no Morro da Cruz, a 525 metros de altitude, oferecendo uma belíssima vista da região.

Como chegar: distante cerca de 80 km da cidade, o aeroporto de Florianópolis (SC) é o mais próximo. Depois, é alugar um carro ou embarcar em um ônibus.

Juazeiro do Norte (Ceará) – Terceira maior cidade cearense, Juazeiro do Norte é conhecida pela devoção ao Padre Cícero.  O sacerdote ficou famoso em 1889 por conta do “milagre do século”, quando uma hóstia teria sangrado na boca de uma beata. Excomungado pela Igreja Católica na ocasião, ele recebeu o perdão do Vaticano apenas em 2015.

Estátua de Padre Cicero - Juazeiro do Norte - Ceará

Entretanto, nem isso diminuiu a veneração do povo à figura do Padre Cícero, que ocupou o cargo de primeiro prefeito da cidade em 1911. Um ponto obrigatório para o turista é a estátua de 27 metros em sua homenagem. Além disso, é possível visitar o Museu Padre Cícero e a Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde estão os restos mortais.

Capela de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro - Juazeiro do Norte (CE)

Como chegar: bastante distante de Fortaleza, capital do Estado do Ceará, Juazeiro possui um aeroporto que liga o município às principais regiões do País.

Para informações, acesse: http://www.viajanet.com.br, http://www.facebook.com/ViajaNet, e-mail @ViajaNet

 

Anúncios

~ por Fabíola Musarra em Maio 18, 2016.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: