Gaspar, porta de entrada do Vale do Itajaí

Gaspar

Vista noturna de Gaspar. Foto: Fabio Venhorst

A cidade situada no Estado de Santa Catarina concentra atrativos turísticos imperdíveis, excelente gastronomia e tesouros herdados dos imigrantes que a colonizaram.

Por Fabíola Musarra

Entre planícies próximas ao Rio Itajaí-Açu e imponentes serras, “vive” a bucólica Gaspar, cidade com ares de interior que preserva as tradições de seu passado e é considerada uma das mais bonitas do Vale Europeu. Fato que lhe conferiu o título de “Coração do Vale”.

Gaspar vista do alto - Foto Marcio Antoniassi

Gaspar vista do alto. Foto: Marcio Antoniassi

Porta de entrada do Vale do Itajaí, Gaspar começou a ser colonizada no século 17, com a chegada de paulistas vicentistas à procura de ouro e madeira. Antes deles, os índios botocudos, mais tarde dizimados, já viviam na região.

Parapente em Gaspar

Nos séculos 18 e 19, a vinda de europeus, sobretudo de açorianos (no começo dos anos 1700), alemães (1835) e italianos (1875), impulsionou o desenvolvimento socioeconômico da cidade, imprimindo-lhe as cores, os sabores e as influências de seus costumes e tradições.

Casa Enxaimel

Gaspar, ainda hoje, é a soma das culturas dessas três etnias. Nem é preciso fazer muito esforço para constatar isso. Basta caminhar por suas ruas para testemunhar a arquitetura de suas construções coloniais e os multicoloridos canteiros de flores que se multiplicam em suas esquinas.

Gastronomia - Gaspar

Ou ainda, sentir o aroma exalado por suas confeitarias e cafeterias, onde imperam os bolos, as tortas e os pães dos cafés coloniais, uma das mais genuínas tradições europeias.

Espaços únicos – Além de seus costumes, esses imigrantes “desenharam” espaços específicos para se instalar: os açorianos no centro e no Barracão, os italianos na Vila D’Itália (em Gasparinho) e os alemães na Rota das Águas.

Gaspar - Foto timbonet.com.br

Foto: Timbonet

Localizada em Belchior, esta última é integrada por oito parques aquáticos, com piscinas e tobogãs para todos os gostos. Concentra ainda vários pesque-pagues, onde a diversidade de peixes faz a festa dos amantes de pescaria.

Gaspar_Area_rural_Belchior_Alto_Legenda_139

Propriedades rurais também estão espalhadas ao longo de seu trajeto. Nelas, é possível comprar produtos e guloseimas caseiros da melhor qualidade.

Balonismo em Gaspar. Foto Sandro Marcos da Silva

Balonismo em Gaspar. Foto: Sandro Marcos da Silva

Gaspar, porém, é muito mais do que seus atrativos naturais e suas tentações gastronômicas. Também abriga atrações históricas. A Igreja Matriz São Pedro Apóstolo é só uma delas.

Igreja Matriz de Gaspar

O cenário que compartilha com a natureza já é por si só, cinematográfico – situa-se em meio à estonteante paisagem que emoldura o Rio Itajaí-Açu, que banha a região.

Gaspar - Foto Luiz Eduardo Schramm - Jornal Metas

De estilo gótico, a Matriz é um postal da cidade. Foto: Luiz Eduardo Schramm/Jornal Metas

Cartão-postal da cidade, a igreja em estilo gótico possui 115 degraus, belíssimos vitrais e uma máquina que impulsiona os seus oito relógios. Em seu exterior, uma gruta expõe as passagens percorridas por Cristo na via-crúcis.

Charme a mais – A Vila D’Itália é outro ponto alto de Gaspar. Localizada na parte mais elevada do município, a região foi colonizada por italianos, cujos descendentes ainda por ali vivem em graciosas casas coloridas. A extensa área verde permeada por idílicas cachoeiras é o charme a mais da animada vila.

Pesque e Pagues em Gaspar

O “bairro italiano” é ainda o lar de uma cachaçaria artesanal, o Alambique do Nono. Além do irretocável cenário natural em que está inserida, a casa possui uma roda de água. Construída pelos netos do proprietário, é usada para moer a cana, o ingrediente básico das cachaças que produz.

Estrada de ferro de Gaspar (SC)

Palco da história e marco do desenvolvimento econômico, a antiga Estação Ferroviária é outro dos atrativos locais. Foi inaugurada em 1954 e, desde 2005, faz parte do clube dos funcionários da Linhas Corrente.

Fachada da antiga Estação de Trem

Fachada da antiga Estação de Trem. Foto: Alcides Goularti Filho

Desativada em 1970, a estação teve os trilhos arrancados e atualmente pouco preserva do esplendor do passado, quando era cortada pelos trilhos da Estrada de Ferro de Santa Catarina, por onde passavam trens de elegantes passageiros e de pesadas cargas. Apesar do atual estado em que se encontra, merece ser conhecida.

Das BierCativante e hospitaleira, Gaspar conta com uma simples, mas aconchegante infraestrutura hoteleira. Abriga ainda diversos restaurantes, barzinhos e uma animada cervejaria artesanal, a Das Bier, em Belchior.

Das Bier - Terraço - Senhor Sabor

Terraço da Cervejaria Das Bier. Foto: Senhor Sabor

Circundada por paisagens naturais de hipnotizante beleza, a cervejaria é o endereço certo para saborear os diferentes tipos de chope, produzidos conforme manda o figurino das originais receitas alemãs. Prost!

Anúncios

~ por Fabíola Musarra em Dezembro 8, 2015.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: