Costa dos Corais, bonita por natureza

Piscinas naturais na Costa dos Corais no Litoral Nordestino

A poucos quilômetros de Maceió, esse sedutor trechinho do Litoral Norte de Alagoas abriga cenários naturais dos sonhos e charmosas vilas de pescadores e pousadas  

Por Fabíola Musarra

Considerado como o Caribe brasileiro, Alagoas é um paraíso de privilegiada beleza, permeado por praias de águas azul-esmeralda, areias branquinhas e orla repleta de coqueirais. Situado a 106 km da capital Maceió, São Miguel dos Milagres não é uma exceção.

São Miguel dos Milagres

A antiga vila de pescadores divide um trecho de pouco mais de 20 km do Litoral Norte alagoano com os municípios Barra do Camaragibe (ao sul) e Porto de Pedras (ao norte). Situada na Costa dos Corais, a região se estende até Japaratinga, uma das últimas cidades antes de chegar a Maragogi, com suas fascinantes galés, o nome que se dá às piscinas naturais mais concorridas do Estado.

Com cenários naturais “extraídos de postais”, esse pedacinho do Alagoas é o endereço certo para quem quer fugir das multidões: não existem tours para lá. Nem excursões tipo bate-volta. Algumas praias são semidesertas e não oferecem opções de alimentação. Por isso, a maioria das pousadas tem seus próprios restaurantes.

A Costa dos Corais abrange 13 municipios entre o norte de Alagoas e o sul de Pernambuco

Em compensação, se você alugar um carro e percorrer as pequenas distâncias que separam os povoados que por ali se revezam, sinta-se um privilegiado, pois descortinará algumas das mais deslumbrantes paisagens do planeta.

São Miguel dos Milagres, por exemplo, é o ponto de partida para imperdíveis passeios de barco pelas águas do Rio Tatuamunha, um dos mais preservados do Nordeste, e de jangada pelo mar rumo às piscinas naturais, com direito a nadar na companhia de multicoloridos peixinhos.

As piscinas naturais da Costa dos Corais são verdadeiros aquários repletos de fauna marinha

O trajeto de barco pelo rio é orientado por guias e conduz a um interessante projeto de preservação do peixe-boi marinho. Sua sede fica na Praia Tatuamunha, em Porto de Pedras, onde está a foz do rio de mesmo nome. Com mar de águas de múltiplos tons de verde e azul, a praia é abraçada por manguezais e pela exuberante Mata Atlântica.

peixe-boi

Além da irretocável paisagem oferecida pela natureza, vale mesmo a pena visitar este lugar, um dos poucos do País onde você pode conhecer de perto o dócil mamífero marinho ameaçado de extinção – existem apenas 500 na costa brasileira. Para isso, basta ir até a Rua José de Moraes Mendonça, 522, das 10 h às 16 h.

Se não tem medo de água, também não pode deixar de embarcar a bordo de uma jangada rumo às piscinas naturais da região, que se formam a um quilômetro da costa. As maiores ficam nas praias de São Miguel dos Milagres e do Toque, onde o mar é bem azul e salpicado por coloridos barquinhos.

Praia do Toque

Nas águas verde-água e azul-turquesa dessas piscinas naturais, você pode mergulhar de snorkel perto dos recifes, “brincando” com os diferentes tipos de peixinhos que ali habitam. O passeio é feito quando a maré está baixa – nas pousadas locais, você consegue a indicação de jangadeiros que fazem os trajetos.

São Miguel

Infraestrutura – Também batizado de Costa Dourada, esse encantador trecho do litoral alagoano abriga duas praias com melhor infraestrutura para receber turistas: a de São Miguel dos Milagres e a de Porto da Rua. A primeira tem forma de enseada e um coqueiral contornando a faixa de areia.

Porto de Pedras - Luiz Eduardo Vaz

Já a Praia de Porto da Rua, pelo seu fácil acesso (está distante 10 km de São Miguel), é a mais frequentada. Também é dela que parte uma balsa para Maragogi. Tem areia branquinha, coqueiros a perder de vista e é ideal para fazer caminhadas.

Tão bonitas como elas são as praias do Riacho, a do Marceneiro e a do Camaragibe, todas com águas verde-azuladas, recifes de corais, piscinas naturais e incontáveis coqueiros. Na última, não deixe de visitar o encontro do Rio Camaragibe com o mar, com exóticos manguezais cercando a foz.

Praia do Patacho

Consideradas como as mais bonitas da região, as praias do Patacho e do Lage, em Porto de Pedras, também merecem a visita. Com intocadas paisagens, essas praias quase desertas são perfeitas para curtir um dolce far niente, à sombra de coqueirais e tomar banhos de mar em águas quentinhas, sem ser incomodado por uma orla de turistas e vendedores ambulantes.

Não existem quiosques, bares e restaurantes nestas duas praias. Por isso, se optar passar um dia nelas, lembre-se de levar guarda-sol e comes e bebes, principalmente água. Você poderá ainda comer nos restaurantes das pousadas locais.

Paisagem submarina na Costa dos Corais

Com paisagens igualmente paradisíacas também são as praias Boqueirão (sem opções de hospedagem) e a Barreiras do Boqueirão, com pequenas falésias, barracas de praia e um mar mais agitado, que atrai surfistas.

Por ali ficam ainda as praias Bitingui, de mar transparente, e a do Pontal, ponto de travessia de uma balsa para São Miguel dos Milagres, além da Praia Japaritinga.  Pulsante e mais movimentada, esta última também ostenta orla permeada por coqueiros, invejável mar verde-azulado, barreira de recifes e uma piscina natural, conhecida como Picão.

Japaratinga - Foto Diário do Poder

Logo adiante está Maragogi, um capítulo a ser contado em outra história. Enquanto isso não acontece, não se esqueça que o sol brinda Alagoas o ano todo, embora por ali ocorram chuvas frequentes entre maio e junho. Planeje bem sua viagem – os sites www.turismoalagoas.al.gov.br e www.saomigueldosmilagres.al.gov.br podem te ajudar nisso.

As águas transparentes e calmas, no mar raso das piscinas naturais, fazem a festa dos visitantes

Depois, embarque na aventura e se deixe seduzir por este pedacinho do Caribe no Brasil, com suas praias de areia de açúcar, mar azulzinho-esverdeado e orla tingida por coqueirais. Bom encantamento!

Mapa dos melhores recantos turísticos de Alagoas, mostrando a Costa dos Corais

~ por Fabíola Musarra em Novembro 27, 2015.

Uma resposta to “Costa dos Corais, bonita por natureza”

  1. Realmente, Porto de Pedras é o pedacinho do litoral Nort do estado de Alagoas recheado de cantinhos para viver num paraiso coberto pela naturaze verde e mar azulzinho como o mar do catibe.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: