Muito prazer, Pattaya

Pattaya beach and city  bird eye view, ThailandAntiga vila de pescadores, a cidade litorânea da Tailândia hoje é um misto de belezas naturais, animada vida urbana e tradições espirituais milenares.

Por Fabíola Musarra

Pattaya é um dos destinos mais concorridos da Tailândia e um dos mais populares da Ásia. Situada a 165 km a sudeste da capital Bangcoc, é um mix da beleza de sua praia e de agitada vida urbana, com seus elegantes hotéis, bares, restaurantes e baladas noturnas.

Pattaya - cidade

Pattaya já foi refúgio de verão de soldados norte-americanos durante a Guerra do Vietnã. Hoje, a antiga vila de pescadores tailandesa possui modernas construções.

Desde a década de 60, Pattaya atrai turistas do mundo todo. Antiga vila de pescadores, foi refúgio de verão de soldados norte-americanos durante a Guerra do Vietnã. Hoje Pattaya é grande e abriga mais de 100 mil habitantes, muitos deles estrangeiros aposentados que desfrutam do visto concedido pelo governo a gringos acima dos 50 anos que queiram viver no país.

A beleza das águas turquesas da Praia de Pattaya.

A beleza das águas turquesas da Praia de Pattaya.

Com águas calmas e orla pincelada por palmeiras, a praia de Pattaya é perfeita para quem deseja curtir a natureza, tomar um pouco de sol e até praticar parasailing e jet ski. Nos fins de semana, esta faixa de areia de cerca de 4 km ao longo da ponta noroeste de Pattaya é bastante movimentada. Por isso, se você não gosta de multidões, fuja para alguma das praias mais pacatas existentes nas proximidades da cidade.

h Larn

A exótica ilha coralina Koh Larn, de natureza privilegiada.

A exótica ilha coralina Koh Larn é uma delas. Com natureza privilegiada, é cenário ideal para mergulhos, pesca e até mesmo para não fazer nada, apenas desfrutar o idílico paraíso de águas azuis-esverdeadas. Catamarãs e outros tipos de embarcações partem da praia de Pattaya e são seu passaporte para chegar até lá. Assim como para a vizinha e não menos bonita ilha Koh Sak.

Em paralelo à enseada de Pattaya, corre a Beach Road, avenida que concentra grande número de hotéis, bares, restaurantes e o Central Festival Pattaya Beach Mall, shopping onde você encontra grifes como Guess, Levi’s e Zara.

Pattaya merece o título de cidade encantada.

Pattaya merece o título de cidade encantada.

Ao longo dessa avenida também se espalham diversas lojas, desde as que comercializam roupas, calçados, acessórios e bijuterias até as de suvenires.

Depois que o sol se pôr, você pode seguir as luzes de néon das áreas central e sul da cidade. Ali ficam os mais animados bares, restaurantes e casas noturnas de Pattaya. Se estiver a fim de algo mais calmo, vá para a ponta norte da praia.

A movimentada Walking Street, coração da vida noturna em Pattaya.

A movimentada Walking Street, coração da vida noturna em Pattaya.

Walking Street – Apesar do nome, essa rua apenas é fechada para o tráfego de veículos do início da noite até as primeiras horas do dia. Por isso, aproveite esses momentos para caminhar pela Walking Street, desvendando tudo o que ela tem a oferecer.

E olhe que não é pouco. Com restaurantes internacionais e badaladas casas noturnas, a rua mais famosa de Pattaya é o endereço certo para quem procura diversão.

Comece o passeio fazendo um tour gastronômico. Escolha um restaurante e saboreie os frutos do mar à moda tailandesa, com diferentes preparações de lagostas, caranguejos e peixes.

Se preferir algo ainda mais típico do país, recorra a um dos carrinhos de rua. Eles oferecem de tudo, do tradicional Pad Thai (talharim de arroz, com camarão e brotos de feijão) às mais exóticas especialidades, como bichos-da-seda e gafanhotos fritos.

Tailandesas

Show com garotas tailandesas em uma das várias casas noturnas da cidade.

Aproveite o stop e observe as multidões de turistas que passam pela Walking Street, encantadas com as luzes de néon, a música contagiante e as lindas garotas que tentam atrair clientes para as casas noturnas.

Aliás, o turismo sexual é forte na Tailândia. Inevitavelmente, você vai encontrar muitas prostitutas em Pattaya, sobretudo à noite na Walking Street, que é repleta de casas de massagem e shows de estilo cabaré.

Considerada a mais animada da Ásia, a rua de pouco mais de 1,5 km de extensão é palco de inúmeras e surpreendentes atrações, desde as lutas de boxe tailandês até as baladas oferecidas pelas casas noturnas. Atenção: essas últimas somente começam efetivamente a funcionar depois da meia-noite.

Para ir até uma delas, você pode pegar um táxi ou mototáxi. Se estiver dirigindo, pode deixar o carro em um dos estacionamentos localizados na extremidade sul da Walking Street.

O Santuário da Verdade é uma das atrações arquitetônicas de Pattaya.

O Santuário da Verdade é uma das atrações arquitetônicas de Pattaya.

Santuário da Verdade – Se Pattaya é efervescente, é nos seus arredores que se encontra um de seus mais impressionantes atrativos: o Santuário da Verdade, uma gigantesca construção de madeira trabalhada, com 105 m de altura.

Reconhecido como uma das maravilhas da arquitetura tailandesa, o templo ainda agora continua sendo construído. Seus quatro principais salões têm como inspiração as tradições religiosas do sudeste da Ásia, reunindo símbolos sagrados da Tailândia, da Índia, da China e do Camboja.

Detalhes de elefantes em madeira entalhada do templo.

Detalhes de elefantes em madeira entalhada do templo.

São cabeças de Buda, deuses, animais e outros detalhes religiosos que surgem entalhados nas centenas de esculturas de madeira que se espalham pelo interior e exterior do templo.

Também conhecido como Wang Boran ou Prasat Mai, o santuário foi idealizado pelo empresário tailandês Lek Viryaphant, com o intuito de criar um espaço que representasse o antigo conhecimento espiritual da Ásia, combinando o simbolismo de diferentes religiões.

A Colina do Buda é um dos principais locais de peregrinação de Pattaya.

A Colina do Buda é um dos principais locais de peregrinação de Pattaya.

Com toda a sua estrutura esculpida a mão e feita apenas em teca, sem um único prego, o templo começou a ser erguido em 1981 e não deverá estar concluído antes de 2025.

Nos seus 13 hectares de área, artesãos “tecem” esculturas no antigo estilo tailandês. O trabalho desses artistas pode ser admirado de perto. Para isso, é preciso fazer um passeio guiado que é oferecido a cada meia hora, durante todo o dia.

O Santuário da Verdade fica na direção norte da praia de Pattaya, em Naklua St. Para visitar o templo, é preciso pagar uma taxa de entrada e se vestir de maneira respeitosa. Para saber mais, acesse www.sanctuaryoftruth.com 

~ por Fabíola Musarra em Abril 19, 2015.

Uma resposta to “Muito prazer, Pattaya”

  1. Que deslumbrante lugar!!! Ainda quero conhecer!!Parabéns Tailândia por tanta beleza!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: