Nas pegadas de Sherlock Homes

Em Londres, na cola do detetive mais famoso do mundo

Por Fabíola Musarra

Você é fã do famoso detetive britânico? Então vá para a Grã-Bretanha explorar os lugares que inspiraram o médico e autor escocês sir Arthur Conan Doyle a escrever fantásticas histórias sobre o personagem criado por ele em 1887.

Londres - Cartaz na entrada da exposição sobre Sherlock Holmes, no Museu de Londres

Cartaz na entrada da exposição sobre Sherlock Holmes, no Museu de Londres.

Sua viagem pode começar no Museu de Londres, na capital da Inglaterra. Até o dia 12 de abril, o conceituado espaço cultural londrino é palco da exposição “Sherlock Holmes: The man who has never lived and will never die” (“Sherlock Holmes: o homem que nunca viveu e nunca irá morrer”).

Mais do que reunir objetos do fascinante acervo vitoriano e eduardiano do museu (www.museumoflondon.org.uk) e diversos itens emprestados de outros países, a exposição é um irresistível convite para mergulhar no universo do maior detetive fictício de todos os tempos. Entre as peças expostas, destaque para o emblemático casaco Belstaff e o sobretudo Derek Rose usado pelo ator Benedict Cumberbatch no seriado de televisão da BBC.

Para seguir as trilhas dos dois personagens em Londres, comece com uma visita ao famoso endereço de Sherlock e Watson, 221B Baker Street. Embora o local não exista, a fachada do apartamento vista na série foi filmada na rua 187 North Gower Street, situada a 25 minutos de caminhada da Baker Street. Se for até o local de metrô, a estação mais próxima é a Euston Square.

High Holborn near Chancery Lane; 1902

Zona londrina de High Holborn  à época de Holmes. Foto  da exposição do Museu de Londres. 

Ao lado fica o Speedy’s Sandwich Bar and Café (www.speedyscafe.co.uk). Retratada em diversas ocasiões, a cafeteria transformou-se em uma meca para os fãs de Sherlock, principalmente por ser o local onde Cumberbatch lanchava durante as filmagens. Experimente o “Wrap Sherlock” da casa – frango, bacon, queijo cheddar, alface crocante, cebola roxa, pimentão vermelho, pepino e molho picante. Pelo metrô, a Euston Square é a estação mais próxima.

Londres - O Speedy Café, em Londres

Retratado em árias vezes, o Speedy Café tornou-se uma meca para os fãs do detetive.

Também o Hospital St Bartholomew, em West Smithfield, é outro marco londrino das aventuras de Sherlock. Lendário ponto de encontro inicial de Holmes e Watson, a construção abriga o terraço do confronto final entre o detetive e seu eterno inimigo Moriarty, seguido do salto mortal no final da terceira temporada.

Londres - O Hospital Saint Bartholomew, em Londres

O Hospital Saint Bartholomew é outro dos marcos das aventuras de Homes e Dr. Watson.

Embora não seja possível subir até lá, dá para relembrar o momento do ponto de vista de Watson, no térreo, de onde você também pode admirar a belíssima arquitetura do século 18 da edificação. A estação de metrô mais próxima é St Paul’s.

Londres - Chinatown, o bairro chinês de Londres

Chinatown, o bairro chinês londrino foi o palco do epísódio “The Blind Banker”.

Holmes e Watson também percorreram a colorida Gerrard Street, no coração da Chinatown de Londres (www.chinatownlondon.org), quando estavam a caminho da loja oriental de raridades The Lucky Cat, no episódio “The Blind Banker”. Aproveite para admirar os tradicionais portões situados nas duas extremidades da rua antes de se render ao delicioso aroma de pato assado. A estação de metrô mais próxima é Leicester Square.

Londres - A ponte da Torre de Londres, ícone maior da capital da Grã-Bretanha

A ponte da Torre de Londres, ícone da capital da Grã-Bretanha, onde o vilão do seriado da BBC,   Moriasty, deixa sua última mensagem para SHerlock Homes. 

A Torre de Londres é a última parada das travessuras de Moriarty em Londres, onde ele deixa a mensagem “Get Sherlock” e coloca as joias da coroa. É possível vê-las de perto em um passeio pela torre, no qual você também vai conhecer a sangrenta história do local. Anote: a estação de metrô mais próxima é Tower Hill. Abre às 9h. Adultos pagam 22 libras (R$ 82) e os ingressos podem ser adquiridos na loja online do VisitBritain (www.visitbritainshop.com/brasil).

Siga para Strand, na região central de Londres, e visite o Teatro Lyceum (www.lyceum-theatre.co.uk), onde ocorriam as reuniões de “O Signo dos Quatro”, e dê uma olhada na linda Royal Opera House (www.roh.org.uk) nas proximidades, um dos lugares favoritos de Sherlock.

Ainda nessa região, saboreie uma refeição no restaurante predileto do detetive, o Simpson’s in the Strand (www.simpsonsinthestrand.co.uk), e prove a tradicional comida britânica observando o intenso vaivém das pessoas no Strand, como Sherlock fazia.

Londres - Magnífica visão do interior da Catedral de São Paulo, em Londres

Interior da Catedral de St Paul, onde foram filmadas cenas importantes do seriado em 2000.

Outro lugar que também merece uma visita é o The Criterion (www.criterionrestaurant.com) virando a esquina de Piccadilly, onde originalmente Conan Doyle imaginou o encontro entre Sherlok e o Watson, em seu Long Bar.

Continue em direção a Bloomsbury para ver um ícone de Londres, o Museu Britânico (www.britishmuseum.org), bastante frequentado pelo detetive para realizar suas pesquisas. Dali, pegue o metrô e siga para a Catedral de St Paul (www.stpauls.co.uk), onde foram filmadas cenas importantes do filme de Sherlock de 2009.

Depois de toda essa Incrível aventura é hora de voltar para casa. Para se consolar (a gente sempre fica meio triste na hora de se despedir de um lugar), compre um livro com uma incrível história de Sherlock para ler no avião e bom retorno à sua vida normal!

~ por Fabíola Musarra em Novembro 28, 2014.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: