Um idílico paraíso chamado Lençóis Maranhenses

Por Fabíola Musarra

 

Desenhado por dunas de até 40 metros de altura, lagoas formadas por águas pluviais e rios, com tons que variam entre o verde e o azul. Assim é Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, uma área que exibe paisagens deslumbrantes em seus 155 mil hectares. Distante cerca de 260 km da capital maranhense São Luís, o parque foi criado em 1981.

Situado no litoral oriental do Maranhão, às margens do Rio Preguiças, o parque é um ecossistema costeiro único dentro do bioma caatinga, que associa ventos fortes e chuvas regulares. Engloba os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas, sendo que este último é sua principal porta de entrada. O ingresso para esse paraíso pode ser adquirido na Venturas.

Centro Histórico de São Luís. Maranhão, BrasilO roteiro de oito dias parte do aeroporto de Guarulhos (SP) rumo a São Luís. Traslado ao hotel, com pernoite e café da manhã. No primeiro dia acontece um tour pelas ruas da bela capital do Estado para conhecer um conjunto arquitetônico dos séculos 17, 18 e 19, palácios, museus, igrejas, becos, ruelas, solares e sobrados.

Barreirinhas é o destino do dia seguinte. A primeira parada é em Morros, com embarque em voadeira até Caburé, no Rio Preguiças. Principal via fluvial do município de Barreirinhas, o rio nasce no povoado Barra da Campineira, em Anapurus, e percorre mais de 120 km até desaguar no Oceano Atlântico em frente ao povoado de Atins.

À tarde, passeio ao Farol do Preguiças, no povoado ribeirinho de Mandacaru, uma vila de pescadores localizada entre as praias de Caburé e de Atins, seguida de visita ao dormitório das aves, com seu ninhal de pássaros, como guarás e garças. Retorno a Caburé, com pernoite.

Lençóis Maranhenses, São Luís, Brasil.Após o café, partida em voadeira para os Pequenos Lençóis, passando pela foz do Rio Preguiças e em Vassouras. Pernoite em Barreirinhas. Pela manhã, passeio via Rio Preguiças até a Casa de Farinha para acompanhar de perto o preparo da farinha de água, feita à base de mandioca.

De lá a viagem segue até a comunidade Marcelino, onde é possível conferir o processo de produção de suas artesãs. Elas confeccionarem bolsas, chapéus e outros itens com a fibra do Buriti (espécie de palmeira).
Lagoa Bonita, Lençóis Maranhenses, Maranhão, BrasilA Lagoa Bonita é a próxima atração. Cercada por dunas, é considerada um dos principais cartões-postais do parque. Retorno a Barreirinhas. Depois, partida e acomodação em hotel em Santo Amaro. Logo cedo, visita à Lagoa da Gaivota, uma das maiores e mais bonitas da região.

Ainda em Santo Amaro, passeio ao Espigão e ao povoado de Betânia, com stops para banhos nas lagoas. Regresso a São Luís, com pernoite. Traslado ao aeroporto e regresso a São Paulo.

O pacote inclui aéreo São Paulo/São Luís/São Paulo voando TAM, taxas de embarque, traslados, guia, seguro viagem e um brinde. Informações: Venturas, tel. (11) 3879-9494, site www.veturas.com.br.

~ por Fabíola Musarra em Julho 26, 2014.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: