Natal à base de garrafas pet

Em Guararema, município paulista do Vale do Paraíba, enfeites natalinos são produzidos com material reciclável, numa iniciativa que envolve a toda comunidade.

Por Fabíola Musarra

Decoração de Natal em Guararema, São Paulo - BrasilNatal é uma época mágica. Corais, coros, presépios e a decoração das casas, dos jardins, das ruas e avenidas dão um novo colorido às cidades, constituindo-se em um espetáculo único de luzes e ritmos. Em Guararema, um município com pouco mais de 25 mil habitantes situado na região metropolitana de São Paulo, porém, o Natal é muito mais do que magia que envolve o mês de dezembro, é – sobretudo – uma valiosa lição a ser aprendida por todos aqueles que querem preservar os recursos naturais do planeta: anjos, sinos, guirlandas, estrelas, árvores… Enfim, todos os enfeites natalinos usados na decoração da cidade são produzidos a partir de garrafas pet. 
 
Decoração de Natal de no centro de Guararema - Guararema - São Paulo - BrasilDesde que o projeto foi implantado pela prefeitura em 2009, mais de três milhões de pets foram recicladas e transformadas em enfeites de Natal. São essas mesmas garrafas que agora ornam 39 pontos de Guararema, entre eles a Ilha Grande, a Estação de Trem e o Recanto do Américo (Pau d’Alho), além das principais praças, ruas de comércio e avenidas de acesso da cidade. Logo na entrada principal de Guararema, uma imponente árvore Natal de 22 metros de altura, produzida com aproximadamente 70 mil garrafas pet, exibe muito mais do que beleza e criatividade, testemunhando o resultado de um trabalho contínuo e que envolve a participação de toda a comunidade.

Decoração de Natal de na praça da Igreja Matriz de São Benedito - Guararema - São Paulo - BrasilColetar tantas pets não é uma tarefa tão simples assim. Por traz dessa iniciativa desenvolvida pela prefeitura e pelas secretarias municipais de Guararema, há todo um trabalho de conscientização ambiental realizado nas escolas das redes municipal, estadual e particular. Com o auxílio dos alunos, as famílias são mobilizadas e assim se traz a discussão do uso consciente e da importância da reutilização de materiais e da preservação ambiental para dentro das casas. “A meta não é apresentar grandes ideias, mas coisas práticas, que façam sentido e que possibilitem os estudantes verem um resultado imediato”, afirma a decoradora Nelci Rafagnin Maran, idealizadora da inovadora técnica.

Não é só. Por se tratar de um trabalho bastante inclusivo, o projeto também fortalece o sentimento de pertencimento e autoestima nos cidadãos de Guararema. Afinal, crianças, jovens e adultos – todos sem exceção – colaboram para a decoração natalina ecológica da cidade. São eles que durante o ano doam as garrafas pets nos diversos pontos de coleta distribuídos pela cidade – as coletas nunca são interrompidas. Simultaneamente, em uma oficina, cerca de 30 artesãos fazem os cortes, a pintura e a amarração das pets, transformando-as em novos enfeites que serão usados na decoração de fim de ano.

Os artesões exercem essa tarefa desde 2009, quando participaram de um programa de empregos da prefeitura para aprender a arte de reciclar, cortar, moldar e pintar as garrafas. Eles aprenderam o ofício e foram treinados por Nelci, que também é contratada pela prefeitura. Regularmente, ela visita Guararema para ensinar a técnica de criação de novos adornos natalinos e para supervisionar de perto a sua confecção.
Toda a decoração é feita com garrafas pet, tendo como base uma estrutura metálica que dá a sustentação, além de tecidos para laços e mangueiras luminosas.

Decoração de Natal da praça da Igreja Matriz de São Benedito feita com garrafas pet - Guararema - São Paulo - BrasilA montagem gera cerca de 90 empregos diretos e indiretos e é composta de iluminação, mangueiras, ferros e outros adereços. O programa é contínuo. Os enfeites dos anos anteriores são customizados e reutilizados, sem que se perceba. “Orientamos o armazenamento, a limpeza e a manutenção, de forma que tudo fique pronto para ser utilizado no próximo ano. Nada se perde. O objetivo é que a cada ano a cidade fique mais decorada”, explica Nelci.

“Como nosso público-alvo é sempre a comunidade, todos os anos são criadas temáticas diferentes, que se materializam em algumas peças-chaves”, prossegue Nelci. O tema deste ano é “Vale dos Anjos”, pois Guararema está localizada no Vale do Paraíba, e também é conhecida como Pérola do Vale. Ao lado de milhares de microlâmpadas, as pets vão continuar dando cores, formas e luzes aos principais cartões-postais de Guararema até os primeiros dias de janeiro, num show de criatividade que não deve ser perdido. Por isso, corra para lá!

Guararema - São Paulo - BrasilAtração à parte – Guararema fica bem pertinho da capital paulista – são apenas 75 quilômetros – e reúne incontáveis atrações. Além das águas limpas e esverdeadas do exuberante Rio Paraíba do Sul que a envolve, a cidade abriga a Igreja Nossa Senhora da Escada, uma autêntica representante da arquitetura colonial do Brasil. Suas paredes de taipa foram erguidas em 1652 pelos índios, orientados pelos jesuítas. Em seu interior, você vai encontrar a imagem de São Longuinho, o santo dos objetos perdidos.

Também a Igreja Nossa Senhora D’Ajuda merece a sua visita: é uma das construções coloniais mais antigas do Estado de São Paulo e possui uma imagem da santa que empresta o seu nome à igreja em terracota, provavelmente de origem portuguesa. Erguida em 1682, a igreja foi tombada como monumento histórico-arquitetônico pelo Condephaat em 1984. Além dessas e de outras igrejas, a cidade oferece ainda parques com exóticas ilhas fluviais e o Orquidácea, um orquidário com dezenas de espécies de orquídeas.

Já a pequenina Estação de Trem Central do Brasil é uma atração à parte de Guararema. Localizada no centro, a charmosa construção de arquitetura inglesa datada de 1876 remete ao passado, ao tempo em que as marias-fumaças circulavam pelo país transportando passageiros e cargas. A plataforma de embarque e desembarque funcionou até década de 1970, quando foi desativada. Posteriormente, um trecho da linha foi reativado e atualmente é usado para transportar produtos industriais para uma empresa.

GuararemaApós ter sido restaurada, a estação agora abriga um Centro Cultural onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura. E é exatamente a partir desta estação que a partir de março você poderá vivenciar de perto um pouco do passado de Guararema – o município, a exemplo de tantas outras cidades brasileiras, cresceu e se desenvolveu em função da ferrovia. Será nessa data que uma das maiores locomotivas a vapor do país – a Maria-Fumaça 353, também conhecida como Velha Senhora – irá percorrer pela Estrada de Ferro Central do Brasil os sete quilômetros que unem Guararema ao bairro Luis Carlos, situado entre o centro da cidade e o município de Mogi das Cruzes, onde está a Estação de Luis Carlos, inaugurada em 1914.

Décadas atrás, o bairro Luis Carlos, então uma vila, foi um importante entreposto comercial. Sua estação de trem era parada obrigatória para as locomotivas vindas do Rio de Janeiro, São Paulo e de outros pontos do país. Recentemente, essa estação foi totalmente restaurada e agora exibe as características arquitetônicas originais de sua construção. Ao embarcar em um dos três carros de passageiros da maria-fumaça da década de 1930, você poderá conhecer essas e muitas outras curiosidades e histórias de um passado nem tão recente do país.

Igreja de São LourençoEm frente à Estação Luis Carlos, na Praça José de Souza, por exemplo, você poderá visitar o conjunto de 12 casas de taipa construídas entre as décadas de 1920 e 1930, além da uma antiga capelinha dedicada a São Lourenço, o santo protetor das cozinheiras. Atualmente, após terem sido restauradas, quatro dessas casas de taipa já ostentam a beleza rústica de sua construção original.

Pouco metros adiante, ainda na Estrada Argemiro de Souza Melo, fica o Megandra, um empório cultural totalmente zen que concilia uma cafeteria e uma loja de artesanato a um espaço dedicado à prática de yoga e às vivências holísticas. Tudo isso circundado por muito ar puro (Guararema é uma das cidades mais verdes do país) e por flores, plantas e árvores. Atrás da cafeteria, um pequenino lago com peixes é um espaço perfeito para relaxar. Funcionando às sextas-feiras, sábados e domingos, a casa também comercializa móveis que produz a partir de objetos reciclados.
 
Interior do do Alambique Engenho do Salto - Guararema - São Paulo - BrasilArte, cachaça e cama – Guararema também é famosa pela cachaça artesanal que produz. Se você gosta de aprender, vale a pena visitar um dos alambiques que estão espalhados pela cidade, conhecendo de perto todas as etapas da produção da branquinha. Situado na Estrada Brasílico Freire nº 651, no bairro Itapeti do Salto, o centenário Engenho do Salto oferece essa possibilidade aos visitantes. Fundado em 1911, há mais de cem anos produz diferentes opções de cachaça e licores, que também podem ser adquiridos no local.
Restaurante Engenho do Salto - GuararemaAos sábados, domingos e feriados, o alambique é aberto aos interessados, assim como o restaurante, com serviço self-service e opções à la carte. O legal desse simpático lugar de decoração rústica é que ele concilia refeições caseiras feitas em fogão à lenha com as aulas sobre a produção de cachaças e a visita às instalações do alambique, que é cercado pela Mata Atlântica.   

Guararema oferece inúmeras opções de estadia, desde hotéis com infraestrutura de primeira até pousadas de ares bem rurais. Por falar nelas, se você é adepto à vida simples ou mesmo apenas quer se desligar totalmente das parafernálias eletrônicas da vida moderna, a Pousada Água da Onça é o endereço certo. Distante cinco quilômetros do centro, é perfeita para quem gosta de contemplar a natureza, percorrer trilhas, despertar com os passarinhos e dormir embalado pelo som do silêncio. Seus chalés são espaçosos, mas não estão equipados com TV, wireless, frigobar. Em compensação, são cercados pelos incontáveis tons de verde que se perdem à distância, até onde a visão humana não pode alcançar mais.

Pousada Água da Onça - Guararema - São Paulo - Brasil Permeada por flores, árvores e pela vegetação típica da Mata Atlântica, a pousada lembra uma típica fazenda do interior, com um “riozinho” e uma ponte de madeira para atravessá-lo. Como charme a mais, seu curral reúne pôneis, cavalos, vaquinhas e bezerros, que encantam as crianças de todas as idades. Oferece café da manhã e tem piscina e estacionamento. Tel. (11) 4693-2961.

* A jornalista Fabíola Musarra visitou Guararema a convite da Assimptur Assessoria de Imprensa.

~ por Fabíola Musarra em Dezembro 19, 2012.

3 Respostas to “Natal à base de garrafas pet”

  1. amei guara
    isso eu gosto
    ameiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ulvamo bora povo vamooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo

    iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

  2. vamo bora povo animacao para guara #cibellevbg

  3. vamos para guara amanha sabado dia 13/12/14 roda na pista

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: