À procura do equilíbrio

Saúde Integral – A Medicina do Corpo, da Mente e o Papel da Espiritualidade, organização de textos de Paulo Bloise, Editora Senac/São Paulo, 460 páginas, R$ 42.

Por Fabíola Musarra

Resultado de palestras realizadas no curso de extensão organizado pelo Anthropos – Núcleo de Integração Mente, Corpo e Espiritualidade, ligado ao Departamento de Psiquiatria da Unifesp, o livro Saúde Integral – A Medicina do Corpo, da Mente e o Papel da Espiritualidade apresenta caminhos em busca do equilíbrio do homem, reunindo especialistas dos campos espiritual e científico em um vasto painel interdisciplinar.

O organizador, Paulo Bloise, mestre em psiquiatria pela Escola Paulista de Medicina, ordenou os 22 capítulos seguindo os preceitos da medicina integrativa, que abrange as dimensões do corpo, da mente e da espiritualidade. A obra mostra como o conceito de saúde se modificou ao longo da história, o abismo que separa o conhecimento científico da sabedoria popular e a influência do setor econômico sobre as decisões médicas,questionando a ética das estratégias da indústria farmacêutica.

Os 22 autores – entre os quais Gilberto Dupas, Reginaldo Prandi, Monja Coen e o lama Michel Rinpoche – debatem a questão da saúde e da doença mental sob a ótica de várias escolas de psicologia e apresentam as visões de saúde e de espiritualidade de religiões, como o catolicismo, o espiritismo, o candomblé, o budismo, o judaísmo e o islamismo.

Anúncios

~ por Fabíola Musarra em Agosto 21, 2011.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: