A vida que flui nas Amazônias

Direcionado ao público infanto-juvenil, o livro da Editora Studio Nobel é um delicioso relato sobre a cultura, a economia, os costumes e a biodiversidade da região amazônica

Por Fabíola Musarra

Por Dentro das Amazônias, Nilson Moulin, Studio Novel, 96 páginas, R$ 33.
Com ilustrações de Gizé, este lançamento é o quarto volume da Coleção Bicho-Folha. Direcionado ao público infanto-juvenil, o livro apresenta um resumo histórico e social da Amazônia brasileira, explicando ainda aspectos geográficos, culturais e folclóricos daquela região.

Moulin conta, por exemplo, quais são os nove Estados brasileiros que compõem as Amazônias, como é o solo desse imenso território brasileiro e que a nascente deste importante rio que banha o nosso País fica no Peru, conforme foi recentemente constatado.

Os textos desta caprichada edição são acompanhados por fotografias e ilustrações.

Numa linguagem clara, o autor aborda ainda importantes acontecimentos da história da região, como a invasão estrangeira no início do século 16 e os ciclos predatórios da Amazônia, como o da borracha, do gado, do ouro (Serra Pelada), do diamante e do ferro, entre outros.

Também discorre sobre as tentativas de levar o desenvolvimento à região por intermédio de projetos faraônicos. Caso da Ferrovia Mad Maria e da Rodovia Transamazônica.

Por fim, o autor analisa o crescente desmatamento que vem sendo realizado na região, mostrando também toda a luta que vem sendo travada pela preservação da floresta.

~ por Fabíola Musarra em Junho 4, 2011.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: