Para reviver John Lennon

Prefaciada por Yoko Ono, a publicação recém-lançada pela Editora Escrituras celebra a condição permanente do ex-beatle como um ícone lendário do rock’n’roll

Por Fabíola Musarra

A vida de John Lennon, John Blaney, prefácio de Yoko Ono, editado por Valeria Manferto de Fabrianis, Ed. Escrituras, 272 págs., R$ 78

Logo no prefácio, Yoko Ono define bem a fotobiografia do ex-companheiro, recém-lançada pela Editora Escrituras: “Esse livro ilustra maravilhosamente a vida incrível de John Lennon. Uma vida mais estranha do que a ficção, e mágica, em vários aspectos. Como John disse:
‘A vida é o que acontece enquanto você está ocupado fazendo planos.’ Divirta-se viajando no tempo com ele, em cada página deste livro. Quando eu o vejo nestas fotos, automaticamente olho nos olhos dele. Você vê que às vezes ele coloca o queixo pra cima, com um ar bem petulante. Mas seus olhos nunca perderam o brilho… que o mantinha sempre motivado. Espero que aprecie.”

A imagem da capa é de A Hard Day's Night ("A noite de um dia duro", tradução aproximada da expressão criada pelo baterista Ringo Starr), o título do primeiro filme realizado com os Beatles. Produzido em preto e branco porque saía mais barato, estreou nos cinemas no verão de 1964.

De fato, este lançamento é um mergulho no passado do lendário ícone do rock’n’roll. Percorrer as suas mais de 180 fotografias é conhecer as diferentes facetas de John Lennon (1940-1980), desde a sua infância em Liverpool (Inglaterra) aos últimos dias em Nova York (EUA). Entre outros momentos significativos da trajetória do ex-beatle, o livro traz o seu encontro com Paul McCartney e George Harrison (os dois fizeram parte de sua primeira banda, a The Quarrymen), o início e os primeiros shows dos Beatles, as composições com McCartney e a entrada de Ringo Starr no grupo.
Não é só. As imagens resgatam ainda a carreira solo de Lennon, seus projetos individuais inovadores e o seu relacionamento com Yoko Ono. Ao lado da companheira, o inglês disseminou mensagens de paz e amor para o mundo inteiro. Músico, artista, autor, sonhador, visionário, ator, ativista político e herói cultural. Este lançamento é um pequeno passeio por tudo isso. É reviver a vida do ex-beatle e do homem que se tornou um mito.

~ por Fabíola Musarra em Março 29, 2011.

5 Respostas to “Para reviver John Lennon”

  1. Grande matéria, Fabíola!!! Espero que você continue a nos prestigiar com suas palavras, suas idéias!! sou uma grande admiradora, tanto aqui quanto nas suas matérias da Planeta!!!
    VIVA A LIBERDADE DE EXPRESSÃO!!!

    • Obrigada, Lylla, pelo carinho e incentivo.

    • Lylla, muito obrigada por suas palavras carinhosas.

      • imagina… tô fazendo a maior divulgação no face, para todos os meus amigos… quero que todos tenham o privilégio de poder ler suas matérias, que nos inspiram a pensar e nos levam em uma deliciosa viagem pelos lugares mais encantadores! Espero que você continue nos prestigiando com seus posts, que valem muito, especialmente para uma pessoa tão curiosa como eu! Continue a escrever, não nos deixe sedentos de palavras, lugares e livros maravilhosos! beijo grande, Fabi!

      • Menina, se a sua intenção era me emocionar, não se avexe não: você conseguiu!
        Obrigada pelas palavras de incentivo.
        Beijo no coração.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: