Na rota do Paraíba do Sul

Publicação retrata a riqueza cultural e econômica que transborda ao longo de toda a extensão do Rio Paraíba do Sul, abordando ainda as questões ambientais trazidas pela ocupação urbana e pela industrialização do vale que o abriga

Por Fabíola Musarra

Paraíba do Sul – História de um rio sobrevivente
Luís Patriani, fotos de Valdemir Cunha, Ed. Horizonte, 130 págs., R$ 89.

 

O livro mostra que o Rio Paraíba do Sul é, ao longo de sua extensão, um provedor histórico de água, abastecendo um conjunto de cidades cuja soma total da população chega a nove milhões de pessoas.

Esse livro é uma reportagem sobre Rio Paraíba do Sul, desde a sua nascente, em São Paulo, até a sua foz, quando desemboca no Oceano Atlântico, ao norte do Rio de Janeiro. Detentor de uma imensa riqueza histórica e com importante peso econômico, o eixo Rio-São Paulo – onde o rio está localizado – foi palco de várias incursões dos bandeirantes, do caminho do ouro de Minas Gerais, da lavoura da cana-deaçúcar e do café, da mineração e da crescente industrialização que permanece até hoje.

Recentemente, o Paraíba acolheu dois novos “bandeirantes”: o repórter Luís Patriani e o fotógrafo Valdemir Cunha. Juntos, eles percorreram toda a extensão do rio, retratando as manifestações culturais e a história da região, a diversidade geográfica e as principais questões ambientais encontradas (os problemas surgidos pela ocupação urbana e pela industrialização do vale, por exemplo), além de registrar as mudanças causadas pelo desenvolvimento populacional e industrial no entorno do Rio Paraíba do Sul.

Em seu trajeto ocorre a maior transposição do Brasil – a do Rio Guandu, que desloca três quartos do seu volume de água para abastecer o município do Rio de Janeiro – e nele ainda se forma a segunda maior lagoa natural de água doce do País, com 370 quilômetros quadrados. Além disso, desemboca no mar formando um delta, fenômeno geográfico que ocorre, em território brasileiro, somente com outro rio famoso: o Parnaíba, entre o Maranhão e o Piauí.

~ por Fabíola Musarra em Fevereiro 7, 2011.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: