Para aprender sobre os nossos bichos em extinção

Com linguagem fácil, os livros da Coleção Brasileirinhos contam para a garotada um pouco sobre os hábitos e como vivem algumas espécies ameaçadas de extinção em nosso País

Por Fabíola Musarra

Pedro Dias/Ag.Istoé

Novos brasileirinhos
Lalau, ilustrações de Laurabeatriz, Ed. Cosac Naify.

Integrada por quatro pequenos livros, a coleção apresenta ao público infantojuvenil alguns mamíferos, aves, répteis e insetos que, a cada ano, engrossam as listas de animais em extinção no Brasil. Entre eles, o peixe mero, o besouro serra-pau, a jaguatirica, o sapo-untanha, a araraazul- grande e a corujinha caburé-de-pernambuco. Além de uma ficha técnica explicando como e onde vive e seu hábito alimentar, cada bicho ganha um poema do autor Lalau e uma linda ilustração da artista plástica Laurabeatriz.

Produzido pelo músico Paulo Bira, baixista do grupo Mawaca, o CD Brasileirinhos foi inspirado na série de livros homônima da Editora Cosac Naify.

A exemplo do terceiro livro da coleção, que incluía um CD contendo oito poemas musicados por Paulo Bira, o quarto “volume” também possui seu próprio CD, só que desta vez ele tem de ser adquirido à parte nas principais lojas das cidades, pelo preço de R$ 19,90. Em cada uma de suas 15 faixas, a participação de um artista para lá de competente: Zeca Baleiro, Marisa Orth, Sérgio Espíndola e Mário Manga. Lançado pela Azul Music, o álbum traz ainda estrelas como Natalia Barros, Susie Mathias, Cris Miguel e Sergio Serrano (ambos da Cia. Ópera na Mala) e Paulo Padilha, entre outros.
As músicas do CD têm ritmos variados. Assim, o urubu-rei ganha um ritmo valseado e a preguiça, uma moda de viola, que depois se transforma em reggae. Por sua vez, o jacaré-de-papo-amarelo, por ser uma espécie típica do Pantanal, é representado por uma guarânia, com direito a viola caipira de Luiz Waack. Já o mico-leão-dourado é brindado com um samba, enquanto o peixe-serra e o tubarão-martelo inspiram um rock.
Com uma linguagem acessível e de fácil compreensão, o livro também vem acompanhado por um jogo de memória para a garotada brincar enquanto aprende sobre a fauna brasileira e os nossos animais em extinção. Todos os quatro “volumes” da coleção têm em média 40 páginas e o custo aproximado é de R$ 40 cada.

~ por Fabíola Musarra em Outubro 15, 2010.

Uma resposta to “Para aprender sobre os nossos bichos em extinção”

  1. Olá Fabiola, Mucho bueno seu blog. Parabéns mesmo!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: