Itapema – Santa Catarina

Bonita por natureza

 A 60 quilômetros de Florianópolis, a capital do Estado de Santa Catarina, Itapema tem praias deslumbrantes, com águas tranquilas para a criançada, e de mar aberto e ondas descoladas para o deleite dos surfistas

 

 Por Fabíola Musarra

 Menos divulgada do que o badalado Balneário de Camboriú, mas nem por isso menos charmosa que o município vizinho, Itapema combina moderna infraestrutura com a exuberante paisagem da Costa Esmeralda, onde está situada. Com 14,2 quilômetros de orla marítima, suas praias de águas verde-esmeralda e areias branquinhas são um paraíso para adultos e crianças, quer por sua ostensiva beleza, quer pelos agitos que acontecem dia e noite nos barzinhos que circundam a beira-mar.

Espalhados por ali também estão vários restaurantes. Eles oferecem desde a cozinha internacional até pratos com frutos do mar, a base da gastronomia local e uma das heranças deixadas pelos colonizadores do município: os açorianos (eram exímios caçadores de baleia). A cultura açoriana está presente também no modo de vida dos moradores, como por exemplo na pesca-de-arrastão, meio de subsistência de grande parte da população.

Também conhecido como reduto dos pescadores, o Canto da Praia abriga pequenas embarcações, grande parte delas dos descendentes daqueles portugueses. Atualmente, além da pesca de peixes e crustáceos, muitos desses homens vivem da maricultura, cultivando ostras e mariscos.

Antiga vila de pescadores, Itapema hoje tem cerca de 35 mil habitantes, um número que se quadriplica no verão, quando milhares de turistas invadem suas praias. Por falar nelas, as mais concorridas são a Central e a Meia Praia.

Não muito longe delas – são só 3,5 quilômetros do centro – está a paradisíaca Praia da Ilhota e seu imponente Costão Norte, todo recoberto de Mata Atlântica. Com ondas de mar aberto, é ideal para a prática de surfe.

Ao seu lado, fica outro point dos surfistas: a Praia do Plaza, assim chamada em referência ao hotel de mesmo nome ali instalado. Há ainda a Praia do Cabeço ou Grossa. De difícil acesso, é um recanto natural bonito por excelência.

 

Você sabia?

Itapema não é apenas praia. Se você quer conhecer sua faceta mais agreste, a Cascata do Sertão é o endereço certo. Situada em Sertão do Trombudo e distante 9 km da BR-101, é integrada por um riacho, pequenas quedas de água e pontos não muito profundos, onde a dica é tomar banho de cachoeira curtindo o som das águas que dela deslizam. O acesso até o local é feito por carro a partir do mesmo trecho que possibilita o acesso à Meia Praia, mas você deve seguir no sentido para o interior. Depois de percorrer um trecho de paralelepípedos, a estrada de terra que vem a seguir vai começar a te desvendar o lado rural do município. No meio do caminho, repare no engenho de farinha. Ele remete aos tempos dos colonizadores, quando os primeiros açorianos se fixaram na região, por volta de 1750. Ainda neste mesmo trajeto, seguindo à esquerda na única bifurcação ali existente, encontram-se vários pesque-pagues. Escolha um deles e boa de pescaria.  

Onde comer

Restaurante e Pizzaria Alberto’s, av. Nereu Ramos, 3.910, Meia Praia, tels. (47) 3368 6557 e (47) 3368 4407.

Cabral Restaurante, av. Nereu Ramos, 3.325, centro, e rua 113, 500, Canto da Praia, tels.(47) 3368 0365 e (47) 3368 2387.

El Gringo, av. Governador Celso Ramos, 11, Itapema, tel. (47) 3368 3045.

Restaurante Vieira’s, BR-101, km 143, Itapema, tel. (47) 3368 26 75.    

 Onde ficar

 Hotel Beira Mar, rua Nereu Ramos, 1.201, centro, tel. (47) 3368 4011, http://www.beiramaritapema.com.br

Hotel Enseada Itapema, rua 219, 45, Meia Praia, tel. (47) 3368 4799, http://www.enseadaitapemahotel.com.br

Hotel Plaza Itapema Resort & Spa, BR 101, km 144, praia da Ilhota,  tel. (47) 3261 7000, http://www.plazahoteis.com.br.

Solis Praia Hotel, rua Nereu Ramos, 987, centro, tel. (47) 3368 4595, e-mail: solis@solis.tur.br

Anúncios

~ por Fabíola Musarra em Abril 11, 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: